
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Montoro, Tânia Siqueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, André Carvalheira do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:37:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:37:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37696 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913123 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação pretende analisar como a periferia urbana brasileira foi retratada no cinema brasileiro produzido entre 1999 e 2002. A construção da imagem da periferia remonta o início da produção cinematográfica no País. De uma periferia incômoda na Primeira República, passamos a uma periferia festiva e alegre do período pós-Estado Novo. Em seguida, o Cinema Novo escolhe a periferia como um dos seus principais cenários e a torna palco das inquietações políticas da emergente classe artística de esquerda. Esta visão inicial da exploração de classes, mais ingênua, dá lugar a uma periferia mais complexa durante os anos 70, onde a religião e a festividade são apresentadas como importantes elementos simbólicos socializantes ou políticos, e não mais alienantes. Dos anos 80 até os 90 a periferia aparece cada vez mais como lugar de violência e criminalidade, acompanhando o aprofundamento da exclusão social nas grandes cidades brasileiras. Para se analisar o imaginário da periferia que surge na recente cinematografia brasileira, os seguintes filmes foram selecionados: Orfeu (1999), O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (1999), Notícias de Uma Guerra Particular (1999), Babilônia 2000 (2000), Cidade de Deus (2002) e Uma Onda no Ar (2002). Através de uma de uma análise conteudística e fílmica destes, percebeu-se a predominância de três formas de representação da periferia. A primeira delas mostra a periferia como lugar de violência e a criminalidade. Mas a forma de abordagem pode apresentar a violência e criminalidade como espetáculo, isolada do contexto em que está inserida (Cidade de Deus), ou justifica-las dentro de uma visão crítica da sociedade brasileira, atribuindo-lhe sentido político e histórico (Notícias de Uma Guerra Particular, Uma Onda no Ar, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas). A segunda forma de representação procura explorar o lado positivo da periferia frente às situações de exclusão e violência. Surge assim a poesia, o talento artístico, o sucesso no emprego ou a consciência política (Uma Onda no Ar, Orfeu, Cidade de Deus, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas). Finalmente, a terceira forma desenvolve-se sobre o processo de dar voz ao outro. Os filmes assumem-se como olhar externo do centro sobre a periferia. Em Notícias de Uma Guerra Particular e O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, esse olhar procura se apagar diante do ato de ouvir o outro. Já em Babilônia 2000, a presença da equipe de filmagem é assumida, de forma que o filme estabelece um processo de diálogo com o outro. A periferia não é mais, simplesmente, vista pelo centro segundo seu imaginário, mas ela também participa na construção de sua imagem. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Favelas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periferia | - |
| Título: dc.title | Imagens da periferia : a periferia no cinema brasileiro contemporâneo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: