Números complexos : uma análise dos itens de vestibulares

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Autor(es): dc.contributorMatos, Helder de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorSilva, João Mário Nepomuceno Aragão e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:37:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:37:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21259-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913103-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.-
Descrição: dc.descriptionAs primeiras ideias que motivaram o surgimento do conjunto dos números complexos apareceram no século XVI, com o trabalho sistemático dos matemáticos da Itália renascentista em busca de uma fórmula que solucionasse definitivamente as equações do terceiro grau. Desde então levou-se cerca de três séculos para que grandes matemáticos vencessem os obstáculos que impediam a aceitação dessa nova forma de número, e para que fosse definido um novo conjunto cuja raiz quadrada de um número negativo não fosse tomada como um elemento absurdo. Nesse trabalho serão abordadas as concepções básicas de um número complexo, a definição do conjunto e as representações (algébrica, trigonométrica e de Euler) de seus elementos, junto às operações definidas e a interpretação geométrica de cada uma delas.-
Descrição: dc.descriptionThe first ideas that stimulated the appearance of the complex numbers came on the 16th century with the systematic work of the Renaissance Italy’s mathematicians looking for a formula to solve permanently the third degree equations. Since then it took about three centuries to great mathematicians solve the obstacles about the acceptance of this new number form, and to define a new set where the square root of a negative number could not be taken as an absurd element. In this paper it will be discuss the basic concepts of a complex number, the definition of the set and representations (algebraic, trigonometric and Euler) of their elements, united with the defined operations and the geometric interpretation of each one of those.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEquações-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros complexos-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectVestibulares-
Título: dc.titleNúmeros complexos : uma análise dos itens de vestibulares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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