Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magalhães-Castro, Beatriz | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Mariana Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:37:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:37:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913029 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2007. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é compreender os processos de mediação que ocorrem entre a obra de Santoro, intérpretes e público, como representado pelo espaço existente entre os pólos produtor - receptor. Para isto, buscou-se primeiramente compreender o contexto histórico dos processos composicionais e criativos de Santoro, as correntes estéticas vigentes nos planos nacional e internacional, e aspectos ideológicos, para, num segundo momento, se compreender os modos de relação entre obra, intérprete e o público. O trabalho foi elaborado a partir de fontes documentais diretas - especialmente a correspondência pessoal de Santoro - pertencentes ao Centro de Estudos Musicológicos - Acervo Cláudio Santoro, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto do Departamento de Música da Universidade de Brasília. O trabalho utiliza triangulação metodológica, que permite "o uso de várias perspectivas para interpretar um mesmo conjunto de dados" (Carmo e Ferreira, 1998, p. 183), que se enquadra na proposta de se tratar a multi-focalidade do objeto deste estudo. A metodologia multifocal e a triangulação permitem um acesso às redes de relações envolvidas no processo de mediação; dessa forma, os fenômenos são compreendidos em sua totalidade, e não de forma isolada e descontextualizada. As teorias e autores diversos possibilitam múltiplas abordagens e diferentes ângulos para se visualizar o objeto, e compreender os modos de elaboração e criação artística, as formas de recepção do público, e as redes de imbricações que se estabelecem, possibilitando uma compreensão de aspectos históricos e sociológicos que influenciaram nestes mesmos processos de mediação. O enquadramento teórico se realizou a partir de conceitos de Blacking, no que se refere às relações entre música e performance; nos fundamentos da teoria da recepção como discutidos por Iser e Jauss; conceitos de Bourdieu no que tange os diversos capitais (simbólico, artístico, cultural, econômico) e as relações sociais de valoração do artista, jogo, habitus; e os aspectos discutidos por Cook, no que se refere à significação social e relação entre música e sociedade. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Título: dc.title | Mediação música e sociedade : uma análise das perspectivas ideológicas e estéticas de Claudio Santoro a partir de sua correspondência pessoal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: