Mediação música e sociedade : uma análise das perspectivas ideológicas e estéticas de Claudio Santoro a partir de sua correspondência pessoal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães-Castro, Beatriz-
Autor(es): dc.creatorGomes, Mariana Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:37:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:37:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2007-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2007-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913029-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2007.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é compreender os processos de mediação que ocorrem entre a obra de Santoro, intérpretes e público, como representado pelo espaço existente entre os pólos produtor - receptor. Para isto, buscou-se primeiramente compreender o contexto histórico dos processos composicionais e criativos de Santoro, as correntes estéticas vigentes nos planos nacional e internacional, e aspectos ideológicos, para, num segundo momento, se compreender os modos de relação entre obra, intérprete e o público. O trabalho foi elaborado a partir de fontes documentais diretas - especialmente a correspondência pessoal de Santoro - pertencentes ao Centro de Estudos Musicológicos - Acervo Cláudio Santoro, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto do Departamento de Música da Universidade de Brasília. O trabalho utiliza triangulação metodológica, que permite "o uso de várias perspectivas para interpretar um mesmo conjunto de dados" (Carmo e Ferreira, 1998, p. 183), que se enquadra na proposta de se tratar a multi-focalidade do objeto deste estudo. A metodologia multifocal e a triangulação permitem um acesso às redes de relações envolvidas no processo de mediação; dessa forma, os fenômenos são compreendidos em sua totalidade, e não de forma isolada e descontextualizada. As teorias e autores diversos possibilitam múltiplas abordagens e diferentes ângulos para se visualizar o objeto, e compreender os modos de elaboração e criação artística, as formas de recepção do público, e as redes de imbricações que se estabelecem, possibilitando uma compreensão de aspectos históricos e sociológicos que influenciaram nestes mesmos processos de mediação. O enquadramento teórico se realizou a partir de conceitos de Blacking, no que se refere às relações entre música e performance; nos fundamentos da teoria da recepção como discutidos por Iser e Jauss; conceitos de Bourdieu no que tange os diversos capitais (simbólico, artístico, cultural, econômico) e as relações sociais de valoração do artista, jogo, habitus; e os aspectos discutidos por Cook, no que se refere à significação social e relação entre música e sociedade.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Música (IdA MUS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Música-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Título: dc.titleMediação música e sociedade : uma análise das perspectivas ideológicas e estéticas de Claudio Santoro a partir de sua correspondência pessoal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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