Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Tomás de Aquino | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Corina Castro e Silva Braga de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:36:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:36:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-04-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912893 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo descrever a relação entre processos de aprendizagem e o desenvolvimento de competências em Tecnologia da Informação para negócios com clientes corporativos no Banco do Brasil no período de 2003 a 2006. O referencial teórico apoiou-se na Visão da Firma Baseada em Recursos (VBR), com foco específico no desenvolvimento de competências e em aprendizagem em organizações. Com o apoio de análise documental e entrevistas com gestores da organização pesquisada, foram identificadas duas competências em TI que posicionam a empresa em um estágio mais avançado de competência tecnológica: o Portal Corporativo e o Cartão Distribuição. Para descrever a influência de processos de aprendizagem no desenvolvimento dessas competências, utilizou-se o modelo metodológico desenvolvido por Figueiredo (2003), que analisa as características-chave de processos de aquisição interna e externa e de socialização e de codificação do conhecimento. Os dados foram coletados junto em documentos da organização e entrevistas com 12 indivíduos envolvidos com a gestão de TI e de clientes corporativos na organização pesquisada. A análise de conteúdo evidenciou que as principais capacidades desenvolvidas no período estudado foram: a capacidade de gestão de projetos e o alinhamento estratégico da TI, representadas, principalmente, pela sistematização da governança de TI em nível corporativo. A continuidade da maioria dos processos de aprendizagem identificados pode significar a replicabilidade das competências desenvolvidas, facilitando a customização de produtos e serviços e capacitando a estratégia de diversificação da empresa. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This dissertation focuses the relationship between processes of learning and the development of IT competencies of a banking organization, in the period of 2003-2006. To describe as these processes influence the development of technological solutions that put the company in a more advanced level of technological capacity, a theoretical model based on the Resource Based View of the firm (RBV) was developed. The methodological model developed by Figueiredo (2003) was used to acess four learning processes in the organization: internal acquisition, external acquisition, coding and socialization of knowledge. Content analysis proceeded upon company documents and 12 interviews showed off two competencies: the Corporative Portal and the Distribution Card. The first one represents a combination between IT infrastructure solutions and business architecture. The second one is a combination of a digital card mean of payment and innovative credit rules used by big corporations. The main learning processes accessed were based upon Figueiredo (2003) who analysed four keycaractherists of acquisition and convertion of learning: variety, intensity, functioning and interaction. The results show that the main capacities developed in the period studied were the capacity of project management and the strategic alignment of IT. These capacities were represented by the systematization of IT governance mecanisms in a corporative level. This IT governance was defined as the capacity of the organization of implementing its politics of IT management. To materialize this governance, some learning mechanisms have been created and interacted with each other facilitating the technological learning and making the studied competencies possible. The continuity of the majority of the identified processes of learning may mean the replicability of the developed capacities, which may facilitate product and service customization and enable diversification as a strategy of the company. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Administração (FACE ADM) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em TI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governaça em TI | - |
Título: dc.title | Aprendizagem e competências em tecnologia da informação : análise de suas relações em organização bancária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: