Inclusão e permanência na Universidade de Brasília : desafio dos estudantes de graduação com deficiência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Luciana de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorLima, Luciana Piccini Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:36:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:36:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912730-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga como se dá o processo de inclusão e de permanência dos estudantes de graduação com deficiência na Universidade de Brasília (UnB) na visão dos próprios estudantes. Com base em revisão de literatura voltada ao tema, buscou-se inicialmente compreender as circunstâncias históricas de como a Educação Especial desenvolveu-se no Brasil, bem como o entendimento relativo aos diversos atores envolvidos na articulação das ações e políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Buscou-se, ainda, a clareza dos programas de acesso e de permanência no Ensino Superior, envolvendo definições, características e modos como são desenvolvidos. Então, tratou-se do papel fundamental dos docentes na aprendizagem educacional e no senso de pertencimento dos estudantes com deficiência no contexto acadêmico. A pesquisa teve como abordagem qualitativa e quantitativa, logo uma pesquisa mista, utilizando a Estratégia do Projeto Convergente Paralelo, desenvolvida em duas fases distintas. A primeira fase é quantitativa e a segunda, qualitativa, com a fusão dos dois conjuntos de dados no resultado. Utilizou-se o estudo de caso como estratégia de investigação, e sua natureza é exploratória e descritiva. Como lócus de estudo, adotou-se a Diretoria de Acessibilidade, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários da UnB. Foram acolhidas, ainda, as técnicas de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário com a participação de 81 estudantes com deficiência e as entrevistas estruturadas e semiestruturadas com 13 estudantes com deficiência. Por meio de análises estatísticas e de conteúdo, foram apontadas, a posteriori, cinco categorias que auxiliaram a responder aos objetivos específicos definidos neste trabalho, a saber: (i) mapear a estrutura e atribuições da Diretoria de Acessibilidade da UnB; (ii) identificar as ações e políticas de inclusão e permanência desenvolvidas pela UnB; (iii) compreender os principais fatores facilitadores e dificultadores que influenciam no processo de inclusão e permanência na UnB; e (iv) propor aprimoramentos na gestão das políticas de inclusão, visando a permanência dos estudantes da graduação com deficiência da UnB. Verificou- se que há uma legislação desenvolvida que assegure o direito das pessoas com deficiência de acessar e permanecer na universidade, no entanto, nota-se que a UnB encontra dificuldades de adaptar a sua estrutura interna de prédios, sistemas de informação, adequações de currículos, disponibilização de tecnologia assistiva, treinamento dos docentes e conscientização da comunidade acadêmica para o atendimento dos diversos tipos de deficiência no ambiente acadêmico, comprometendo a permanência desses estudantes até a conclusão do curso. As declarações apresentadas pelos estudantes com deficiência reconhecem que a UnB vem buscando realizar as adaptações necessárias de acessibilidade para o pleno acolhimento deles, mas isso ocorre de forma tímida, carecendo, portanto, de maior efetividade, subsídios financeiros e consistência nas ações ao longo do ano.-
Descrição: dc.descriptionThis work investigates how the process of inclusion and permanence of undergraduate students with disabilities at the University of Brasilia (UnB) takes place in the students' own view. Based on a literature review focused on the topic, we initially sought to understand the historical circumstances of how Special Education developed in Brazil, as well as the understanding regarding the various actors involved in the articulation of public actions and policies aimed at people with special needs. deficiency. The clarity of access and permanence programs in Higher Education was also sought, involving definitions, characteristics and ways in which they are developed. Then, it was about the fundamental role of teachers in educational learning and in the sense of belonging of students with disabilities in the academic context. The research had a qualitative and quantitative approach, therefore a mixed research, using the Strategy of the Convergent Parallel Project, developed in two distinct phases. The first phase is quantitative and the second, qualitative, with the merger of the two sets of data in the result. The case study was used as an investigation strategy, and its nature is exploratory and descriptive. As a locus of study, the Accessibility Directorate, linked to the Decan of Community Affairs at UnB, was adopted. The techniques of documentary research, bibliographic research, application of a questionnaire with the participation of 81 students with disabilities and the semi- structured interview with 13 students with disabilities were also accepted. Through statistical and content analysis, five categories were identified, a posteriori, which helped to answer the specific objectives defined in this work, namely: (i) to map the structure and attributions of the UnB Accessibility Directorate; (ii) to identify the actions and policies for inclusion and permanence developed by UnB; (iii) to understand the main facilitating and hindering factors that influence the process of inclusion and permanence at UnB; and (iv) to propose improvements in the management of inclusion policies, aiming at the permanence of undergraduate students with disabilities at UnB. It was found that there is legislation developed that ensures the right of people with disabilities to access and stay at the university, however, it is noted that UnB finds it difficult to adapt its internal structure of buildings, information systems, curriculum adaptations , availability of assistive technology, training of teachers and awareness of the academic community to attend to various types of disabilities in the academic environment, compromising the permanence of these students until the conclusion of the course. The statements presented by students with disabilities recognize that UnB has been seeking to make the necessary adaptations of accessibility for their full acceptance, but this occurs in a timid manner, therefore requiring greater effectiveness, financial subsidies and consistency in actions throughout the year.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Título: dc.titleInclusão e permanência na Universidade de Brasília : desafio dos estudantes de graduação com deficiência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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