Aplicação do monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos da física ondulatória

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Autor(es): dc.contributorPolito, Antony Marco Mota-
Autor(es): dc.creatorCoelho, André Luís Miranda de Barcellos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:36:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:36:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22208-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912667-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.-
Descrição: dc.descriptionNesse trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos básicos de física ondulatória para turmas de segundo ano do Ensino médio. Partimos dos elementos perceptuais relacionados com os conceitos musicais de altura, de consonância e de dissonância de sons os quais, tendo sido identificados como subsunçores, forneceram os alicerces sobre os quais desenvolvemos os conceitos físicos abstratos de comprimento de onda, frequência de oscilação, período de oscilação e velocidade de propagação de uma onda. Toda a sequência se articula em torno da utilização, no laboratório de física, de um monocórdio, construído com materiais de baixo custo, cuja introdução foi realizada a partir do funcionamento de um violão. A atividade experimental com o monocórdio cumpriu o papel de estrutura integradora na medida em que conduziu o aluno a verificar a validade da equação de Taylor, que relaciona a velocidade de propagação de uma onda com a densidade e o comprimento da corda. Observamos, a partir dos resultados da aplicação da sequência didática, que, ao se utilizar conceitos musicais como elemento estruturante na construção de conceitos físicos abstratos, os alunos demonstram resultados mais satisfatórios no que se refere à aprendizagem significativa, além de demonstrar maior motivação no aprendizado. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we present a proposal for a didactic sequence for teaching basic concepts of wave physics for second year high school classes. We start from the perceptual elements related to the musical concepts of pitch, consonance and dissonance of sounds. These elements, once having been identified as subsumers, provided the foundation upon which we developed the abstract physical concepts of wavelength, frequency of oscillation, period of oscillation and speed of propagation of a wave. The entire sequence hinges on the use, in the physics lab, of a monochord, built with low-cost materials, whose introduction was done based upon the operation of a guitar. The experimental activity with the monochord functioned as integrative structure inasmuch led the students to check the validity of the Taylor equation, which relates the speed of propagation of a wave with the density and the length of the chord. We observed, from the results of the application of the didactic sequence, that use musical concepts as a structuring element in the construction of abstract physical concepts, students demonstrate satisfactory results with regard to meaningful learning, in addition to demonstrate greater motivation for learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino - ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectOndas (Física)-
Título: dc.titleAplicação do monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos da física ondulatória-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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