Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Antenor Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:36:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:36:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39793 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912639 | - |
Descrição: dc.description | A implantação da IoT é aqui considerada sob perspectivas artística e distópica. Nesta leitura, faço uso de passagens do livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley como motivador de questões tais como a função da arte na sociedade, o artista como mediador entre público e tecnologia, vigilância versus liberdade e as relações entre sensibilidade e conceptualidade. Algumas obras de arte e exposições são analisadas com intuito de promover o diálogo entre arte e tecnologia, especialmente na relação da arte com a IoT. Essas análises fundamentam as considerações finais a respeito da refuncionalização da arte e, consequentemente, do papel do artista na sociedade, compreendendo-o não somente como criador de produtos artísticos, mas como pessoa responsável por harmonizar imaginação, entendimento, liberdade, beleza e moralidade. | - |
Descrição: dc.description | The IoT establishment is considered under artistic and dystopic perspectives. In this reading, I use passages from Aldous Huxley’s Brave New World as a motivator for issues such as the function of art in society, the role of the artist as mediator between public and technology, vigilance versus freedom, and the relationship between sensitivity and conceptuality. Some works of art and exhibitions are commented intenting to promote a dialogue between art and technology, especially in the relation of art with IoT. These analysis ground the final considerations on the function of art and, consequently, on the role of the artist in society, understanding him not only as creator of artistic products, but as a person responsible for harmonizing imagination, understanding, freedom, beauty and morality. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | MEDIA LAB/BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo Prof. Antenor Ferreira Corrêa, em 01 de dezembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet das Coisas (IoT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distopias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciber-vigilância | - |
Título: dc.title | Internet das coisas : entre computação pervasiva e distopias | - |
Título: dc.title | Internet of Things : between pervasive computing and dystopias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: