Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braga, Cláudio Roberto Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Samara Liz Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:36:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:36:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912567 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Literatura e cinema são duas artes que vêm obtendo cada vez mais espaço nas discussões entre os críticos literários e os do cinema, pois se relacionam frequentemente. Essa relação é verificável em produções cinematográficas como Os Maias: cenas da vida romântica (2014), de João Botelho. Essa produção cinematográfica, juntamente com a obra literária intitulada Os Maias (2017), de Eça de Queirós, originalmente publicada em 1888, compõem o foco de estudo desta tese. O objetivo principal é analisar os recursos cinematográficos usados pelo diretor e pelo roteirista João Botelho no filme mencionado, com ênfase na imagem, a fim de demonstrar a reconstrução das mensagens visuais identificadas no texto queirosiano e verificar o aspecto de “captura” da fotografia no roteiro de João Botelho, como consequência da ruptura na linearidade da narrativa fílmica. A partir dessa investigação, explicamos também de que maneira o filme dialoga com a obra e com outras referências intertextuais presentes nela, por exemplo, as escritas por Victor Hugo, Spencer e Baudelaire. Para isso, realizamos leituras de textos pertencentes aos teóricos Robert Stam (2008), Linda Hutcheon (2013), Thomas Leitch (2004) e James Dudley Andrew (2002) que possibilitaram o embasamento deste trabalho. Portanto, a partir dessa análise, é possível identificar as relações imagéticas existentes entre o filme de João Botelho e a obra literária de Eça de Queirós, que revelam o funcionamento da sociedade portuguesa daquela época e a reconstrução dos elementos psicológicos característicos dos personagens. | - |
Descrição: dc.description | Literature and cinema are two arts that are increasingly obtaining space in discussions among literary and film critics, as they often relate to each other. This relationship can be observed in film productions such as Os Maias: cenas da vida romântica (2014), directed by João Botelho. This film, along with the literary work entitled Os Maias (2017) by Eça de Queirós, originally published in 1888, constitute the focus of this thesis. The main objective is to analyze the cinematographic resources used by director and screenwriter João Botelho in the mentioned film, with emphasis on the image, in order to demonstrate the reconstruction of the visual messages identified in Queirós’ text and verify the aspect of "capture" of photography in João Botelho's screenplay, as a consequence of the rupture in the linearity of the film narrative. From this investigation, we also explain how the film dialogues with the work and with other intertextual references present in it, such as those written by Victor Hugo, Spencer and Baudelaire. To do this, we conducted readings of texts belonging to theorists Robert Stam (2008), Linda Hutcheon (2013), Thomas Leitch (2004) and James Dudley Andrew (2002) which provide the basis for this work. Therefore, from this analysis, it is possible to identify the imagetic relations between João Botelho's film and Eça de Queirós' literary work, revealing the functioning of Portuguese society at that time and the reconstruction of the characteristic psychological elements of the characters. | - |
Descrição: dc.description | Literatura y cine son dos artes que cada vez ganan más espacio en las discusiones entre críticos literarios y críticos de cine, esto debido a que entre ellas se relacionan frecuentemente. Esa relación se constata en producciones cinematográficas como Os Maias: Cenas da vida romántica (2014), de João Botelho. Esa producción cinematográfica, junto con la obra literaria homónima: Os Maias (2017), de Eça de Queirós, originalmente publicada en 1888, componen el foco de esta tesis. El objetivo principal es analizar los recursos cinematográficos usados por el director y guionista Joao Botelho en el film mencionado, con énfasis en la imagen, a fin de demostrar la construcción de mensajes visuales identificados en el texto queirosiano y verificar el aspecto de “captura” de la fotografía en el guion de João Botelho, como consecuencia de la ruptura en la linealidad de la narrativa fílmica. A partir de esta investigación explicamos, también, de qué manera el filme dialoga con la obra y con otras referencias intertextuales presentes en ella, por ejemplo, las escritas por Víctor Hugo, Spencer y Baudelaire. Para ello, realizamos lecturas de los textos pertenecientes a teóricos como Robert Stam (2008), Linda Hutcheon (2013), Thomas Leitch (2004) y James Dudley Andrew (2002), los cuales posibilitan el marco teórico de este trabajo. Por lo tanto, a partir de este análisis es posible identificar las relaciones imagéticas existentes entre el filme de João Botelho y la obra literaria de Eça de Queirós, revelando el funcionamiento de la sociedad portuguesa de aquella época y la construcción de los elementos psicológicos característicos de los personajes. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queirós, Eça de, 1845-1900 | - |
Título: dc.title | Entrelace imagético em Os Maias, do literário ao cinematográfico : no horizonte da transcriação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: