Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amparo, Deise Matos do | - |
Autor(es): dc.creator | Galvão, Afonso Celso Tanus | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Paola Biasoli | - |
Autor(es): dc.creator | Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Koller, Silvia Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:36:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:36:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6121 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000200009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912562 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo visou investigar fatores sociais e pessoais que possam servir como proteção a adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal. Os participantes foram 852 adolescentes e jovens, cursando o ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal, com idade entre 13 e 27 anos, que responderam a um questionário com 109 questões sobre risco e proteção em seu desenvolvimento. Os resultados enfocam as redes de proteção (família, escola, amigos) e os fatores pessoais (auto-estima, religiosidade-espiritualidade). Os adolescentes e jovens apresentam processos de resiliência global (social, emocional e acadêmica), evidenciando a confiança em si mesmos e na rede composta por escola, família e amigos. A análise dos dados enfatiza a compreensão contextual da adolescência e juventude no Brasil e a necessidade de implementação de políticas públicas para essas populações que permitam o exercício e a significação de suas experiências positivas e protetivas. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to investigate social and personal factors that can serve as protection to adolescents and youths in situation of social and personal risk. The participants were 852 adolescents and youths of public schools of the Federal District, aged 13 to 27 years, who answered a questionnaire with 109 items about risk and protection in their development. The results focused on the protection networks (family, school, friends) and the personal factors (self-esteem, religiosity-spirituality). The adolescents and youths presented processes of global resilience (social, emotional and academic), evidencing the trust in themselves and in the composed network by school, family and friends. The data analyses show the importance of understanding adolescence and youth as a contextual process in Brazil and the necessity of youth's public polices to exercise and to internalize positive and protective experiences. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proteção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de relações sociais | - |
Título: dc.title | Adolescentes e jovens em situação de risco psicossocial : redes de apoio social e fatores pessoais de proteção | - |
Título: dc.title | Adolescence and youth at risk situation : social network and personal protective factors | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: