Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Casal, Hiram M. Valdes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:36:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:36:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6231 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912541 | - |
Descrição: dc.description | Estudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Galperin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceito | - |
Título: dc.title | Galperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios | - |
Título: dc.title | Galperin : pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: