Avaliação dos impactos energéticos e emissões dos veículos elétricos no cenário brasileiro de transição energética e de uso do bioetanol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrasil Junior, Antonio Cesar Pinho-
Autor(es): dc.contributorBrasil, Augusto César de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Ênio Nascimento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:36:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:36:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912504-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2024.-
Descrição: dc.descriptionO setor de transportes se destaca no cenário mundial com parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa, atualmente cerca de 25% das emissões mundiais. Na conjuntura mundial de transição energética associada às mudanças da matriz para fontes renováveis, a eletrificação da mobilidade se mostra como uma das alternativas no sentido da mitigação dos impactos do aquecimento global. No cenário brasileiro, o bioetanol é amplamente utilizado em veículos flexfuel e corresponde a cerca de 35% do total da energia primária dos veículos leves. Além disso, o mix de geração de eletricidade do país compreende cerca de 83% de fontes renováveis, compostas basicamente por fontes hidráulicas, eólicas e biomassa, sendo razoável considerar a eletrificação do setor de transportes como uma das alternativas no sentido da sustentabilidade. O presente estudo pretende contribuir para o planejamento de políticas públicas no sentido da redução das emissões de gases de efeito estufa, ao analisar o potencial de aquecimento global relacionado ao ciclo de vida dos veículos leves de passageiros no cenário da matriz elétrica brasileira e uso de biocombustíveis, bem como, por meio da projeção de cenários da frota brasileira e inclusão de veículos elétricos e híbridos no longo prazo. Nesse sentido, foram utilizadas metodologias estatísticas aplicadas a séries históricas de dados e algoritmos de regressão para estimar a frota, além da abordagem de avaliação do ciclo de vida aplicada à fabricação e uso dos veículos e produção dos combustíveis visando estimar o potencial de aquecimento global. Os resultados da análise comparativa mostraram que os veículos com motores à combustão interna e híbridos abastecidos a bioetanol apresentaram as menores emissões por quilômetro rodado, em comparação aos veículos elétricos a bateria. A longo prazo, o cenário com maior participação do bioetanol se mostrou mais favorável à redução das emissões ao apresentar redução das emissões anuais em cerca de 53% no ano de 2050 em comparação ao ano de 2020. O cenário de maior eletrificação da frota se mostrou promissor em relação à mitigação das emissões com redução das emissões de gases de efeito estufa da frota em até 6% no ano de 2050. De uma forma geral, os resultados indicaram que investimentos voltados à ampliação do uso do bioetanol, bem como, a eletrificação da frota se mostraram como um caminho promissor no sentido da transição energética para fontes renováveis e voltada a descarbonização do setor de transportes no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThe transportation sector stands out on the world stage with a significant share of greenhouse gas emissions, currently around 25% of global emissions. In the global context of energy transition associated with changes in the matrix towards renewable sources, the electrification of mobility appears to be one of the alternatives for mitigating the impacts of global warming. In Brazil, bioethanol is widely used in flex-fuel vehicles and accounts for around 35% of the total primary energy of light vehicles. In addition, the country's electricity generation mix comprises around 83% renewable sources, made up basically of hydroelectric, wind and biomass sources, and it is reasonable to consider the electrification of the transportation sector as one of the alternatives towards sustainability. This study aims to contribute to the planning of public policies to reduce greenhouse gas emissions by analyzing the global warming potential related to the life cycle of light passenger vehicles in the scenario of the Brazilian electricity matrix and the use of biofuels, as well as by projecting scenarios for the Brazilian fleet and the inclusion of electric and hybrid vehicles in the long term. To this end, statistical methodologies applied to historical data series and regression algorithms were used to estimate the fleet, in addition to the life cycle assessment approach applied to the manufacture and use of vehicles and the production of fuels in order to estimate the potential for global warming. The results of the comparative analysis showed that vehicles with internal combustion engines and hybrids fueled by bioethanol had the lowest emissions per kilometer driven compared to battery electric vehicles. In the long term, the scenario with a greater share of bioethanol proved to be more favorable to reducing emissions by reducing annual emissions by around 53% in 2050 compared to 2020. The scenario with greater electrification of the fleet proved promising in terms of mitigating emissions, with a reduction in greenhouse gas emissions from the fleet of up to 6% in 2050. Overall, the results indicate that investments aimed at expanding the use of bioethanol, as well as electrification of the fleet, are a promising path towards the energy transition towards renewable sources and decarbonization of the transport sector in Brazil.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectGases de efeito estufa-
Palavras-chave: dc.subjectBiocombustíveis-
Título: dc.titleAvaliação dos impactos energéticos e emissões dos veículos elétricos no cenário brasileiro de transição energética e de uso do bioetanol-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.