Aparições e homens negros : masculinidades, racismo e a construção por meio do simbólico

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Autor(es): dc.contributorSantos, Fátima Aparecida dos-
Autor(es): dc.creatorCaridade, Waleff Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:35:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:35:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42562-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912421-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação tem como objetivo identificar similaridades nas aparições, conceito e prática elaborados pela artista sul-africana Lhola Amira, em que, problematiza desde a criação e exportação da conceituação e prática da performance art, e o processo psicoterapêutico clínico, conforme o diálogo da perspectiva afrocentrada e do pensamento decolonial. Por meio do encontro-conversa com os artistas Abiniel João Nascimento e Geovanni Lima (ES), e nossas produções poéticas individuais, a hipótese dessa pesquisa é que por meio dos símbolos apresentados por Exu: o tempo, a caminhada, o simbólico e os espaços, se identifica similares e rememora métodos perecíveis. Diferente do processo psicoterapêutico clínico, no qual, o sujeito é percebido de maneira individualizada e por um olhar treinado que embranquece as subjetividades negras, em contrapartida, as aparições propõem a partir de uma ótica de elaboração coletiva do trauma colonial, lidar com as feridas que sucedem desse sistema e resgatar formas de cuidado que não são acessíveis para todos/as, visto que, a cidade é utilizada como campo para causar atrito, violência e opressão cotidianamente a corpos de cores específicas e que são associados como inferiores.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to identify similarities in the appearances, a concept, and a practice elaborated by the South African artist Lhola Amira, in which she problematizes from the creation and exportation of the conceptualization and practice of performance art, and the clinical psychotherapeutic process, according to the dialogue of the Afro- centered perspective and decolonial thought. Through the encounter-conversation with the artists Abiniel João Nascimento and Geovanni Lima (ES), and our poetic productions, this research hypothesizes that through the symbols presented by Exu: the time, the walk, the symbolic and the spaces, one violation similar and remembers perishable methods. Different from the clinical psychotherapeutic process, in which the subject is perceived in an individualized way and by a trained eye that whitens black subjectivities, on the other hand, the apparitions propose, from an optic of collective elaboration of the colonial trauma, to deal with the wounds that follow this system and to rescue forms of care that are not accessible to all, since the city is used as a field to cause friction, violence and oppression daily to bodies of specific colors and that are associated as inferior.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAparições-
Palavras-chave: dc.subjectCidade-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva afrocentrada e decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance ART-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Título: dc.titleAparições e homens negros : masculinidades, racismo e a construção por meio do simbólico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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