Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nakagome, Patrícia Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Thainá Cristine de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47498 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912341 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca compreender o papel dos jovens escritores na formação de jovens leitores, o lugar deles no campo literário, as ações nas redes sociais e inserção no universo jovem. Tem-se como foco analítico a trajetória de uma autora específica, Lavínia Rocha, e a sua atuação no contexto escolar, com influência direta neste nicho. Apresenta-se um panorama de jovens autores, com apontamentos sobre aqueles consagrados que começaram a escrever ainda jovens, a história de alguns autores contemporâneos, suas motivações, espaços e trabalho junto ao público leitor. O estudo de caso da escritora Lavínia Rocha traz uma biografia e a sua inserção na cena atual de escritores, a exposição e análise de suas obras e o trabalho de campo de entrevistá-la em duas ocasiões, além de uma análise dos dados coletados. Por fim, discute-se a juventude e o seu lugar no mundo, sua relação com a leitura e o cânone, conhecendo sua voz e pensando nos aspectos positivos para além das dificuldades. A pesquisa então destaca a relevância da voz desses jovens, uma voz que nem sempre é ajustada ao padrão da literatura na escola, mas que pode ter um papel significativo na formação de jovens leitores. | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to understand the role of young writers in the formation of young readers, their place in the literary field, actions in social networks and insertion into the young universe. The analytical focus is the trajectory of a specific author, Lavínia Rocha, and her role in an educational context, with direct influence in this niche. An overview of young authors is presented, with notes on notable authors who started writing at a young age, the history of some contemporary authors, their motivations, spaces and work with the reading public. The case study of the writer Lavínia Rocha brings a biography and her emergence in the current scene of writers, an exposition and analysis of her works and the fieldwork of interviewing her on two occasions, in addition to an analysis of the collected data. Finally, youngsters and their place in the world are discussed, their relationship with reading and the canon, knowing their voice and thinking about the positive aspects beyond difficulties. The paper then highlights the relevance of the voice of these young people, a voice that is not always accommodating to the standard of literature at school, but which can have a significant role in the formation of young readers. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor - formação | - |
Título: dc.title | A voz dos jovens escritores e seu papel na formação de leitores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: