Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga-
Autor(es): dc.creatorConceição, Mariney Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9573-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912338-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIn this article, we discuss the importance, concepts, and characteristics of beliefs, highlighting their significance for reflection in language teacher education, by presenting a theoretical review of studies on the relationship between beliefs, experience, context, and teacher practice. The assumptions presented call attention to the importance of the construct and implications for language teacher education: first, that experiences and beliefs affect teachers´ actions, according to Johnson (1994), Richards and Lockhart (1996), and Zeichner (1983, 1999); and second, the contexts in which teachers operate interact with their beliefs and consequently with their teaching practices.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensino-
Título: dc.titleCrenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.