Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes Júnior, Newton Narciso | - |
Autor(es): dc.contributor | cscmarcia@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Márcia Cristina de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39760 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912287 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação buscou por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo qualiquantitativa, identificar e analisar como as categorias trabalho e gênero influenciam na permanência e êxito das estudantes do Curso Técnico Integrado em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens de Adultos (EJA) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). Foi realizada uma abordagem histórica da EJA, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e das suas respectivas legislações, a fim de compreender a evolução desta modalidade de ensino ao longo do tempo. O estudo demonstra como a categoria trabalho é utilizada com elemento fundante na alienação humana por meio das suas diversas formas. Aborda como a divisão sexual do trabalho inferioriza as mulheres. E como o processo de precarização estrutural de trabalho explora a classe trabalhadora. No âmbito das relações de gênero, analisou-se os padrões histórico-culturais oriundas da sociedade patriarcal e suas interferências nas funções sociais impostas às mulheres. E, por fim, como todos esses fatores influenciam na descontinuidade acadêmica das estudantes. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation sought, by means of bibliographic review and qualitative quantitative field research, to identify and analyze how the categories work and gender influence the permanence and success of the students of the Integrated Technical Course in Nursing in the Youth Adult Education (EJA) modality of the Águas Lindas Campus of the Federal Institute of Goias (IFG). A historical approach to EJA, Professional and Technological Education (EFA) and their respective legislation was carried out in order to understand the evolution of this teaching modality over time. The study demonstrates how the category of work is used as a fundamental element in human alienation through its various forms. It addresses how the sexual division of labor makes women inferior. And how the process of structural precarious work exploits the working class. In the context of gender relations, the historical-cultural patterns arising from patriarchal society and their interference in the social functions imposed on women were analyzed. And, finally, how all these factors influence students' academic discontinuity. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de gênero | - |
Título: dc.title | Educação e trabalho : reflexões sobre permanência e gênero na Educação de Jovens e Adultos no Câmpus de Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: