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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gomes, Adalmir de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Thaynara de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49492 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912256 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa trata das instituições pró-mulheres. A Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, foi instituída no Brasil como um instrumento legal que visa coibir a violência contra mulher. A partir dessa lei, foram criadas diversas instituições pró-mulheres (IPMs) que prestam diferentes tipos de atendimento às mulheres vítimas de violência. Em razão das diferentes bases que sustentam a criação das instituições pró-mulheres, observa-se uma grande variabilidade no número e na tipologia dessas instituições entre os diversos municípios brasileiros, sendo que muitos desses entes subnacionais não conseguem ou optam por não criar tais instituições. Essa pesquisa se propôs a identificar quais os fatores estão relacionados com a existência de instituições pró-mulheres em municípios brasileiros. A análise foi realizada por meio de um estudo empírico quantitativo, com o desenvolvimento de um modelo preditivo, envolvendo um conjunto de variáveis antecedentes que buscam explicar a existência das instituições pró-mulheres (variáveis dependentes). O estudo buscou identificar se os fatores que sustentam a teoria da representação política, a teoria da escolha racional e a teoria feminista (variáveis independentes) explicam a existência das IPMs nos municípios de Minas Gerais. Os resultados indicaram suporte à teoria da escolha racional e à teoria feminista, sendo que municípios com mais registros (boletins de ocorrência) de violência contra mulher, e com mulheres com melhores condições econômicas e sociais têm mais chance de possuir IPMs. Já os modelos desenvolvidos para a hipótese da representação política não se sustentaram, sendo que a existência de vereadoras e prefeitas mulheres não está relacionada com a existência de instituições pró-mulheres nos municípios analisados. | - |
Descrição: dc.description | This research is focused on pro-women institutions. Law nº. 11,340/2006, known as the Maria da Penha Law, was established in Brazil as a legal instrument that aims to curb violence against women. Based on this law, several pro-women institutions (IPMs) that provide different types of assistance to women who are victims of violence were created. Due to the different bases that support the creation of pro-women institutions, there is great variability in the number and type of these institutions among the different Brazilian municipalities, with many of these subnational entities being unable or choosing not to create such institutions. This research aimed to identify which factors are related to the existence of pro-women institutions in Brazilian municipalities. The analysis was carried out through a quantitative empirical study, with the development of a predictive model, involving a set of antecedent variables that seek to explain the existence of pro-women institutions (dependent variables). The study sought to identify whether the factors that support the theory of political representation, the theory of rational choice and feminist theory (independent variables) explain the existence of IPMs in the municipalities of Minas Gerais. The results indicated support for the rational choice theory and feminist theory, as municipalities with more records (reports) of violence against women and with women with better economic and social conditions, having a greater chance of having IPMs. However, the models developed for the hypothesis of political representation were not sustained, with the existence of female councilors and mayors not being related to the existence of pro-women institutions in the municipalities analyzed. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições pró-mulheres (IPM) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra as mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei Maria da Penha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação política | - |
Título: dc.title | O que explica a existência de instituições pró-mulheres em municípios brasileiros? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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