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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sudbrack, Maria Fátima Olivier | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Mackill Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1658 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912146 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2008. | - |
Descrição: dc.description | A escola precisa sentir-se protegida para poder proteger os alunos do risco do envolvimento com drogas. Por sua vez, esta proteção da escola depende de suas redes de apoio junto às famílias e à comunidade. A pesquisa realizada apresenta subsídios teórico-metodológicos para a prevenção do uso de drogas no contexto da escola, seguindo a Política Nacional sobre Drogas que destaca a construção de redes sociais como estratégia para a melhoria das condições de vida e promoção da saúde. Uma intervenção em rede tem a proposta de levar a comunidade a assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos seus recursos e pela solução dos seus problemas, adotando-se uma perspectiva de diagnóstico sistêmico relacional e contextualizado. A proposta metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e participante com entrevistas semiestruturadas, grupos reflexivos e observação participante realizadas em uma escola pública de Goiânia/GO. Participaram da pesquisa, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Num primeiro nível de análise, apresenta-se uma proposta metodológica para o mapeamento das redes sociais da escola que consiste em um trabalho individual e coletivo, envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias num processo crítico e reflexivo sobre a realidade das parcerias existentes no contexto escolar. Este estudo mostrou que a metodologia de mapeamento das redes sociais além de promover uma consciência sobre a constelação social da escola é também uma estratégia mobilizadora e integradora da rede interna da instituição. Num segundo nível são apresentados os resultados procedentes do mapeamento que informam o estado da rede social da escola. Foi adotada a hermenêutica de profundidade para analisar os resultados das informações verbais nos grupos reflexivos apresentados na forma de um capítulo que revela o retrato das contradições da escola pública brasileira, a partir da avaliação da rede social de uma escola goiana. Conclui-se, portanto, que a proposta construída de avaliação das redes sociais da escola, é uma estratégia que viabiliza a sua ampliação junto às famílias, às instituições de saúde, assistência e segurança e comunidade para uma efetiva prevenção do uso de drogas. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The school needs to feel protected in order to protect students of the risk of the involvement with drugs. In turn, this protection of the school depends on its networks of support among the families and the community. This study presents theoretical and methodological subsidies, for the prevention of drug use in the context of the school, following the Brazilian National Policy on Drugs that highlights the construction of social networks as a strategy for the improving of the living conditions and health promotion. A network intervention has the proposal to bring the community to assume the responsibility for the managing of its resources and for the solution of its own problems. For this purpose this study adopted a systemic perspective of relational and contextualized diagnosis. The proposed methodology of this study is qualitative in nature and participant, with semi-structured interviews, reflective groups and participant observation, made in a public school in Goiânia / GO. Representatives of all school community’s segments took part in the study. In a first level of analysis, it is presented a methodological proposal for the mapping of social networks of the school, which consists in an individual and collective work, involving students, teachers, functionaries and families in a critical and reflexive process about the reality of the existing partnerships in the school context. This study showed that the methodology of mapping the social networks promotes a conscience of the social constellation of the school. It is also a strategy to mobilize and to integrate the institution's internal network. In a second level it is presented the mapping results that informs the school’ social network condition. It were adopted the hermeneutics of depth, with the results of the verbal information’s analysis presented in a chapter that reveals the portrait of the contradictions of the Brazilian public schools, from the evaluation of the social network of a school in Goiânia / GO. As a conclusion of the study follows therefore that the proposal built, of an evaluation of the social networks of the school, is a strategy which enables its amplification along with the families, institutions of health, security and assistance, and the community as well, for an effective drug use prevention. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
Título: dc.title | Avaliação das redes sociais da escola : uma estratégia de prevenção do uso de drogas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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