Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliva, Anderson Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912121 | - |
Descrição: dc.description | 11 p. : il. | - |
Descrição: dc.description | O tratamento concedido a história da África Contemporânea nos livros didáticos de 5ª a 8ª série é o objeto principal do presente artigo. O enfoque eleito e as questões levantadas articulam-se em torno de uma reflexão central: o quanto os textos, imagens e interpretações apresentadas pelos livros escolares divergem ou convergem em relação ao chamado imaginário brasileiro construído sobre a África e os africanos. Observamos a existência de uma análise superficial das trajetórias recentes dos países e sociedades africanas e uma repetição das representações e estereótipos divulgados sobre o continente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The treatment given to history of Contemporary Africa in textbooks of 5 th to 8 th grade is the main subject of this article. The focus elected and the issues raised are articulated around a central consideration: how the texts, images and interpretations made by school books diverge or converge in relation to the so-called imaginary Brazilian built on Africa and the Africans. As a general framework it is a superficial analysis of the recent trajectories of the countries in African societies in a repeat of representations and stereotypes disclosed on the continent. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | África contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações | - |
Título: dc.title | Leituras sobre a África contemporânea : representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: