Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Arthur Trindade Maranhão | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, José Nivaldino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2730 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912117 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo apresenta uma análise do Programa "Paz no Trânsito" lançado pelo Governo do Cristóvam Buarque em 1995 no Distrito Federal, dentro de uma perspectiva de controle social. O "Paz no Trânsito" foi um programa de segurança no trânsito cuja proposta trazia algo diferente nas suas intervenções no trânsito em relação a outros programas da mesma natureza. Interferia não somente na infra-estrutura ou na regulação de veículos, mas no comportamento das pessoas. Composto de três partes, a primeira trata de uma análise do programa sob a perspectiva dos mecanismos de controle social e outros elementos sociológicos fundamentais a partir dos pressupostos do processo civilizador de Norbert Elias e das tecnologias de poder de Michel Foucault, especificamente, considerando as políticas públicas como sendo instrumento de tecnologia de poder. A segunda parte aborda as questões relativas ao trânsito, tais como: a evolução do sistema de trânsito no Brasil – antecedentes e situação atual; sobre o trânsito no Distrito Federal e sobre a contextualização do programa “Paz no Trânsito”. A terceira parte refere-se a uma análise estatística do trânsito no Distrito Federal no período de 1995 a 2005, a partir de dados secundários do Departamento de Trânsito – DETRAN/DF – e do Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM do Ministério da Saúde e, ainda, à análise de entrevistas realizadas com foco nos principais aspectos do programa “Paz no Trânsito”. A metodologia foi pautada no uso de técnicas de pesquisas, tais como: observações livres, análise documental e pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas. As observações livres consistiram em anotações realizadas no dia-a-dia no trânsito do Distrito Federal. A análise documental consistiu em reunir documentos, descrever, transcrever eventualmente seu conteúdo, e em efetuar uma primeira ordenação das informações para selecionar as mais pertinentes. Foi realizada pesquisa de campo como validação dos dados levantados e, em função da hipótese de pesquisa, por meio de entrevistas. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present study presents an analysis of the program “Peace in the Transit” launched by the Government of Cristóvam Buarque in 1995 in the Federal District, inside of a perspective of social control. The “Peace in the Transit” was a program of security in the transit whose proposal brought something different in its interventions in the transit in relation to other programs of the same nature. It not only intervened with the infrastructure or the regulation of vehicles, but with the behavior of the people. Made up of three parts, the first one deals with an analysis of the program under the perspective of mechanisms of social control and other fundamental sociological elements from the estimatives of the civilizer process of Norbert Elias and of the technologies of power (being able) of Michel Foucault, specifically, considering the public politics as being an instrument of technology of power (being able). The second part approaches questions related to the transit, such as: the evolution of the system of transit in Brazil – antecedent and current situation, on the transit of the Federal District and on presentation of the program “Peace in the Transit”. The third part mentions an analysis of the statistics about transit of the Federal District in the period of 1995 the 2005, from secondary data of the Department of Transit – DETRAN-DF – and of the System of Information on Mortality – SIM – of the Health Department and, still, to the analysis of interviews made with focus in the mains aspects of the program “Peace in the Transit”. The methodology was guided in the use of techniques of research, such as: free comments, documentary analysis and research of field carried through by means of interviews. The free comments had consisted of notations taken in the day-by-day of transit of the Federal District. The documentary analysis consisted of congregating documents, describing, to transcribe its content eventually, and in to assemble a first ordinance of the information to select the most pertinent. Field research was carried through as validation of achieved data and, in function of the research hypothesis, by means of interviews. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
Título: dc.title | Placar da vida : uma análise do programa “Paz no trânsito” no Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: