Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Hélio José Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Flávia Motta Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47116 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912115 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo contribuir com o processo de pesquisa sobre a implementação do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal no período da pandemia da covid-19, com foco na organização do trabalho pedagógico e na transposição do currículo, em um momento de calamidade pública. A perspectiva da subjetividade e compreensão de significados atribuídos pelos sujeitos participantes deste estudo é um campo de pesquisa a ser explorado, especialmente no que diz respeito à prática pedagógica nas Instituições Educacionais, estimulando a profilaxia para contextos emergenciais futuros. O projeto é estruturado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão da essência da experiência dos sujeitos envolvidos na ação docente. Para subsidiar a discussão dos dados, a pesquisa será ancorada nas abordagens teóricas de Bernstein (1984), Sacristán (1998, 2000, 2013), Santomé (1995, 1998), Silva (2009, 2010, 2015), possibilitando a melhor compreensão do conceito de currículo e a relevância das vivências práticas oportunizadas pelo contexto de sala de aula na conjuntura pandêmica, bem como nos elementos que integram a Teoria Histórico-Cultural, principalmente no que diz respeito às contribuições de Vygotsky, para auxiliar na fundamentação do entendimento dos processos de significação e sentido elaborados pelos sujeitos no contexto social de suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o percurso para produção de dados empíricos será composto por revisão da literatura, análise documental e constituição de grupo focal, tendo como objetivo geral identificar e analisar a educação no contexto pandêmico e como se deu a implementação do currículo escolar pelos docentes. Ao final, os dados produzidos serão objeto de análise de conteúdo conforme técnica preconizada por Bardin (1977), com categorização emergente das informações reunidas. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to contribute to the research process on the implementation of the Curriculum in Motion of the State Department of Education of the Federal District in the period of the Covid-19 pandemic, focusing on the organization of pedagogical work and the transposition of the curriculum, in a moment of public calamity. The perspective of subjectivity and understanding of meanings attributed by the subjects participating in this study is a field of research to be explored, especially with regard to pedagogical practice in Educational Institutions, stimulating prophylaxis for future emergency contexts. The project is structured as research with a qualitative approach, enabling the understanding of the essence of the experience of the subjects involved in teaching. To subsidize the discussion of the data, the research will be anchored in the theoretical approaches of Berstein (1984) Sacristán (1998, 2000, 2013), Santomé (1995, 1998), Silva (2009, 2010, 2015), enabling a better understanding of the concept of curriculum and the relevance of practical experiences provided by the classroom context in the pandemic situation, as well as the elements that make up the Historical-Cultural Theory, especially with regard to Vygotsky's contributions to assist in the foundation of the understanding of processes of meaning and meaning elaborated by the subjects in the social context of their practices. From a methodological point of view, the path for producing empirical data will consist of a literature review, document analysis and the constitution of a focus group, with the general objective of identifying and analyzing education in the pandemic context and how the school curriculum was implemented by the teachers. In the end, the data produced will be subject to content analysis according to the technique recommended by Bardin (1977), with emerging categorization of the gathered information. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho pedagógico | - |
Título: dc.title | Reorganização do trabalho pedagógico na escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia do Covid-19 : possibilidades e desafios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: