Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Daniela Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Derntl, Maria Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:35:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:35:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/912108 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa uma série de processos de tombamento de doze construções situadas em Brasília, porém à distância de seu núcleo original – o Plano Piloto – reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 1987. O primeiro tombamento dessa série, em 1959, foi o da residência oficial conhecida como Catetinho, e os demais se deram entre 1982 e 2014. Tais bens tombados compreendem, além do Catetinho, equipamentos públicos de assistência à educação, à saúde e à religião, elementos da infraestrutura urbana de núcleos denominados cidades-satélites. Há ainda uma residência e uma antiga sede de fazenda, ambas transformadas em museus, e um marco comemorativo (denominado pedra fundamental) anteriores às obras da capital. A partir da análise dos processos de tombamento e com apoio da bibliografia, busca-se identificar o valor patrimonial atribuído a esses bens. A principal hipótese do trabalho é a de que tais tombamentos reafirmam ou complementam a noção de patrimônio estabelecida pelo Plano Piloto. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | DINÂMIA'CET-Iscte | - |
Relação: dc.relation | https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/20764 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Título: dc.title | O patrimônio de Brasília além do Plano Piloto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: