Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBrasilense, Izabel Cristina da Silva-
Autor(es): dc.creatorFlores, Eileen Pfeiffer-
Autor(es): dc.creatorBarros, Romariz da Silva-
Autor(es): dc.creatorSouza, Carlos Barbosa Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:34:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:34:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33397-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911978-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectVideomodelação-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoramento-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo - crianças-
Título: dc.titleAprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação-
Título: dc.titleObservational learning in children with autism: effects of teaching monitoring responses via video modeling-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.