Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chauvet, Gilberto Antunes | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Giselle Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:34:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:34:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911970 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho investigou os principais motivos, as expectativas e as dificuldades de alunos da terceira idade no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol) num centro de idiomas. Além disso, observou-se até que ponto os materiais, metodologias e espaço físico estão adaptados a essa faixa etária. Foi realizado o estudo etnográfico de caso, com base em pressupostos teóricos da Gerontologia Social, Andragogia e Lingüística Aplicada. Os resultados mostraram que os motivos mais comuns são a busca por se manterem intelectual e socialmente ativos e aprender a língua-alvo para a comunicação em viagens e com parentes. A expectativa é a de tornarem-se capazes de se comunicar nas quatro habilidades lingüísticas básicas através de uma metodologia sem cobranças e em ritmo desacelerado. As principais dificuldades têm a ver com problemas físicos relacionados com o envelhecimento, como problemas de visão e audição, pronúncia e ritmo da aula. O pouco que está adaptado é mérito do esforço dos professores que fazem parte de uma área pouco explorada e em desenvolvimento. Também descobrimos que os alunos e os professores têm um conceito positivo de envelhecimento, o que pode contribuir para o sucesso do processo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Andragogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - estudo e ensino - idosos | - |
Título: dc.title | O ensino/aprendizagem de língua estrangeira (espanhol) para adultos da terceira idade : um estudo etnográfico de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: