O ensino/aprendizagem de língua estrangeira (espanhol) para adultos da terceira idade : um estudo etnográfico de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChauvet, Gilberto Antunes-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Giselle Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:34:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:34:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911970-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investigou os principais motivos, as expectativas e as dificuldades de alunos da terceira idade no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol) num centro de idiomas. Além disso, observou-se até que ponto os materiais, metodologias e espaço físico estão adaptados a essa faixa etária. Foi realizado o estudo etnográfico de caso, com base em pressupostos teóricos da Gerontologia Social, Andragogia e Lingüística Aplicada. Os resultados mostraram que os motivos mais comuns são a busca por se manterem intelectual e socialmente ativos e aprender a língua-alvo para a comunicação em viagens e com parentes. A expectativa é a de tornarem-se capazes de se comunicar nas quatro habilidades lingüísticas básicas através de uma metodologia sem cobranças e em ritmo desacelerado. As principais dificuldades têm a ver com problemas físicos relacionados com o envelhecimento, como problemas de visão e audição, pronúncia e ritmo da aula. O pouco que está adaptado é mérito do esforço dos professores que fazem parte de uma área pouco explorada e em desenvolvimento. Também descobrimos que os alunos e os professores têm um conceito positivo de envelhecimento, o que pode contribuir para o sucesso do processo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos-
Palavras-chave: dc.subjectAndragogia-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - estudo e ensino - idosos-
Título: dc.titleO ensino/aprendizagem de língua estrangeira (espanhol) para adultos da terceira idade : um estudo etnográfico de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.