Gestão da informação para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada: a experiência da Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC/DF)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gleiciane Rosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:34:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:34:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22281-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.22281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911969-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.-
Descrição: dc.descriptionAs organizações estão vivenciando a complexidade na gestão devido ao grande volume de informações e exigência por respostas rápidas que demandam tomadas de decisões contínuas e assertivas. Assim, o uso de tecnologias e sistemas, apesar de imprescindível para qualquer organização, por si só não garante a obtenção de vantagem competitiva se não houver uma relação direta entre sua adoção e a obtenção de resultados. Nesse contexto, discute as decisões adotadas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada são apoiadas por quais sistemas informacionais. Sob tal enfoque, a justificativa para a realização da pesquisa é a importância que a informação possui para tomada de decisão nessa IES a fim de que tais decisões possam tornar a organização mais competitiva no setor em que atua. O objetivo do estudo em questão é analisar a gestão da informação na tomada de decisão na instituição. A metodologia adotada foi pesquisa descritiva, com abordagem metodológica quali-quantitativa, ou seja, mista e pesquisa de campo, desenvolvida in loco, utilizando como instrumento entrevista. A técnica de coleta de dados foi por intermédio de um formulário estruturado com questões fechadas, semi-fechadas e abertas para investigação, conduzido por entrevistas e observações diretas. Os resultados encontrados apontam para a construção de dois modelos: sendo um para a gestão da informação e outro para a tomada de decisão, bem como permitem compreender os sistemas de informação adotados pela IES.-
Descrição: dc.descriptionOrganizations are experiencing the complexity of management due to the large volume of information and requirement for rapid responses that require taken continuous and assertive decisions. Thus, the use of technologies and systems, although essential for any organization by itself does not guarantee the achievement of competitive advantage if there is a direct relationship between its adoption and achieving results. In this context, it discusses the decisions made by a Higher Education Institution (HEI) Private are supported by which information systems. Under this approach, the rationale for the research is the importance that information has for decision making in this HEI so that such decisions can make the organization more competitive in the industry in which it operates. The aim of the present study is to analyze the management of information in decision making at the institution. The methodology used was descriptive research with methodological approach qualitative and quantitative, that is, mixed and field research, developed in situ, using as an interview tool. The data collection technique was through a structured form with closed questions, semi-closed and open for investigation, conducted interviews and direct observations. The results point to the construction of two models: one for the management of information and the other for decision making, as well as allow us to understand the information systems adopted by the IES.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da informação-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Título: dc.titleGestão da informação para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada: a experiência da Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC/DF)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.