Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Robson de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:34:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:34:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911946 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, inserida na Área de Concentração da Etnomusicologia, traz para o debate o tema do reggae, contextualizada a partir de práticas e espaços da cultura local e de seus conflitos entre tradição e modernidade. Elege-se como locus da investigação, a cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão e mais especificamente, o Bar Porto da Gabi, espaço considerado como um reduto de tradição para o reggae local. Têm-se como objetivo o de compreender quais são as práticas que definem o Bar Porto da Gabi como sendo um espaço de tradição no reggae roots em São Luís, Maranhão. Utiliza-se a abordagem antropológica e como ferramenta a pesquisa etnográfica. Como resultado, observa-se como elementos de significação das práticas no contexto: o movimento de luta e resistência, o disco de vinil e o sentimento de pertencimento ao local e às pessoas que lá se reúnem. O trabalho se enverga e aponta para um estudo mais cuidadoso sobre a influência da localidade na formação de tais atores, a trajetória das bandas de reggae do estado e a percepção delas sobre a história do reggae e suas lutas pessoais. | - |
Descrição: dc.description | This research, inserted in the Ethnomusicology Concentration Area, brings to the debate the theme of reggae, contextualized from practices and spaces of local culture and its conflicts between tradition and modernity. Elected as the locus of research, the city of São Luís, capital of the state of Maranhão and more specifically, the Bar Porto da Gabi, considered a place of tradition for local reggae. The objective is to understand what are the practices that define the Bar Porto da Gabi as a space of tradition in the reggae roots in São Luís, Maranhão. The anthropological approach is used and ethnographic research as a tool. As a result, it is observed as signifying elements of the practices in the context: the movement of struggle and resistance, the vinyl disc and the feeling of belonging to the place and to the people who gather there. The paper focuses on a more careful study of the influence of locality on the formation of such actors, the trajectory of the reggae bands of the state and their perception of the history of reggae and their personal struggles. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reggae | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomusicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | Práticas que legitimam a tradição “roots” no cenário musical do reggae em São Luís do Maranhão : ensaio etnomusicológico a partir do Bar Porto da Gabi | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: