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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - |
Autor(es): dc.creator | Carlucci, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:34:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:34:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3673 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911924 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2008. | - |
Descrição: dc.description | O processo de desenvolvimento do jovem brasileiro em transição para a vida adulta estudante da EJA no período noturno é impactado pelo interjogo existente entre o trabalho-escola. Acreditamos que ambos os contextos são concebidos como espaços de aprendizagem que mediam a relação do jovem com o mundo. Nessa relação, ao mesmo tempo em que as incertezas permeiam as condições de socialização, o jovem se sujeita, se adapta e resiste. No presente trabalho, a transição é vista como um processo das relações dialéticas do jovem com o meio, marcado pelos embates de conflitos críticos entre os modelos pessoais já existentes e as novas informações presentes nos cenários nos quais o jovem participa e pela negociação, re-significação e transformação desses momentos. Nessa tensão, a produção de significados e os posicionamentos são impactados pelo o que é ideologicamente compartilhado no contexto sociocultural e pela emoção, possibilitando o direcionamento para o futuro. Nessa tensão, concebemos os conceitos de posicionamentos – eu e dos significados as eles relacionados nas narrativas e argumentações como sendo compartilhados e construídos na dialogia. O si-mesmo é interpretado como construído por vários posicionamentos que se transformam nas mudanças de tempo e espaço. Os posicionamentos são entendidos como um processo de discurso no qual o si-mesmo se localiza na relação dialógica concreta. Nesse processo, a memória autobiográfica está sujeita a uma contínua re-construção entre os membros do grupo que têm que negociar os seus aspectos memoráveis, seus significados e o futuro. Dessa forma, o processo de desenvolvimento é visto como dinâmico, complexo e sistêmico. Pelo exposto, trabalho teve como objetivo analisar a produção de significados e os posicionamentos dos jovens que trabalham durante o dia e estudam à noite no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública do Distrito Federal, por meio dos significados construídos nas narrativas e argumentações mediadas pela escrita, oralidade e imagens fotográficas. Para tanto, participaram do trabalho quatro jovens em transição para a vida adulta. Como procedimentos, utilizamos: entrevista de história de vida semi-estruturada; entrevista episódica com mediação de objeto; entrevista de completar as frases; entrevista da linha do tempo; entrevista mediada por imagens. E a análise temática dialógica aplicada à Psicologia, onde as entrevistas foram transcritas, lidas e relidas várias vezes para a realização da análise temática, que corresponde a uma construção de um referencial de codificação, tendo as enunciações como unidade de análise. Os resultados indicaram três temas centrais que se inter-relacionam: independência; emprego bom; e vida dura. Além disso, podemos notar a tensão a todo o momento entre o si-mesmo e o coletivo na construção de significados e posicionamentos dos participantes em relação ao trabalho, à escola e à vida. No interjogo entre trabalho-escola, o momento de transição foi marcado pelos embates críticos, a negociação e a transformação entre o passado (eu - estudante, o eu – criança, eu - dependente, eu – curtição, eu - feliz), o presente (eu - trabalhador, eu - estudante, eu - responsável, eu - sofredor, eu – independente) e o futuro (eu - trabalhador, eu - independente, eu - autônomo, eu - incluído na sociedade, eu - feliz). __________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The process of development during the transition to adulthood in young adults´ studying in Adults education in the evening schools narratives is marketed by an interplay between work and school. The spaces of work and school are understood as two space learning that mediate the relationship between the young adult and his/her world. In this relationship, uncertainty marks their conditions of socializations and young adults have to subject and adapt themselves and resist to different elements of the ideology. In this essay, we are going to conceive transition as the dialectic relationship process between the young adult and his/her contexts of development, which are marked by the tension created between old patterns and new information in their processes of socialization. In this tension, meanings related to their I-position are built on the dialogical impact of ideology and emotion. In this work, self is understood as built by multiples positions throughout time and space and as a speech process is which self is construed in concrete dialogic interactions. In this process, autobiographic memory is constantly negotiated with others, the self and the culture. Therefore, the process of development is conceived as dynamic, complex and systemic. This work aimed at analyzing four young adults´, who studied in high school and worked simultaneously, meaning construction and positioning in narratives and argumentations. They participated individually in five sessions of semi-structured interviews focused on their school and job histories, the explanations they built about school and work and their future expectations. The interviews were thoroughly transcribed and data were submitted to a dialogical thematic analysis. Results indicated that three main themes were interrelated in narratives by three main meanings: personal independency; having a good job and having a hard life, which were linked by a tension between collectives and individuals to built process of making-meaning and positioning about being young, a student and worker. In the interplay between work and school, transition was market by tensions, negotiations and transformation in temporality of the past (I-student, I-child, I-dependent, I-happy), the present (I-student, I-worker, I-independent, I-responsible, I-martyr) and the future (-worker, I-independent, I-happy, I-autonomous, I-include in society). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - aspectos psicológicos | - |
Título: dc.title | A relação trabalho-escola na narrativa de jovens : um estudo sobre significados e posicionamentos na transição para a vida adulta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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