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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Rêses, Erlando da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Dimitri Assis | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Maria Luiza Pinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:34:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:34:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32425 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911834 | - |
Descrição: dc.description | A presente obra discute a principal ação do Governo Brasileiro para a alfabetização de jovens e adultos nos últimos anos, perpassando pelos dois mandatos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e o mandato da presidenta Dilma Roussef (2011 - 2014). A política foi batizada de Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e consigo carrega, pelo menos em príncipio, a marca das pressões exercidas pelos movimentos populares que militam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se, também, discutir como essa ação se dá no âmbito do Distrito Federal, onde é nomeada de DF Alfabetizado. Assim como o PBA, ele tem por objetivos principais alfabetizar jovens e adultos com 15 anos ou mais e garantir aos educandos a continuidade dos estudos no 1° segmento do Ensino Fundamental (EF). O texto está dividido em cinco capítulos que buscam dar conta da problemática que envolve alfabetização de jovens e adultos no Brasil nos últimos anos, representada pelo Programa Brasil Alfabetizado. O primeiro capítulo dedica-se a apresentar as preocupações/problematizações referentes à continuidade dos estudos do público alvo do DF Alfabetizado/PBA. Também apresentamos de forma mais precisa, quais foram os caminhos metodológicos trilhados para enfrentar o desafio investigativo, pois os procedimentos metodológicos adotados jogam um importante peso para que a pesquisa seja realizada com êxito, nos instrumentalizando para atender o necessário rigor acadêmico e social que essa empreitada exige. O segundo capítulo é de suma importância para nos dar indícios de como, desde o início do Brasil, enquanto país “independente” até os dias de hoje, a EJA tem sido tratada pelo Estado Brasileiro. Portanto faz-se necessário resgatarmos um pouco do histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Diante disso, nos propomos a fazer um recorte histórico sob dois aspectos: 1 - a partir do Brasil Império; e 2 - pinceladas daquilo que julgamos de maior relevância, como marcos legais (constituições, leis, decretos etc), políticas nacionais ou experiências populares de alfabetização de jovens e adultos; e 3 - a criação dos Fóruns de EJA do Brasil que foi a forma de organização encontrada pelos diversos segmentos constituintes da EJA para canalizar a luta em prol da educação de qualidade para jovens e adultos. No segundo capítulo ainda tratamos da história da EJA no Distrito Federal (DF) e do Grupo de Trabalho Pró-Alfebtização - GTPA - Fórum EJA/DF. O terceiro capítulo é o mais extenso de todos os cinco. É responsável por apresentar a Educação de Jovens e Adultos no Brasil enquanto Política Pública. Expomos as principais políticas públicas de EJA, seus dados, números, para só depois apresentar o Programa Brasil Alfabetizado: sua origem, o cenário político do seu surgimento, formulação, execução e funcionamento do ciclo 2011/2012, assim como os desafios que ele se propôs a enfrentar. Porém, não podemos deixar de abordar o surgimento da estrutura própria, dentro do Ministério 18 da Educação (MEC), para tratar da alfabetização de jovens adultos representada pela Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo (SEEA), que posteriormente veio a se tornar Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).2 O capítulo também apresenta as transformações/reformulações sofridas pelo PBA. Aproveitamos ainda a oportunidade para apontar quais foram e são os posicionamentos dos Fóruns de EJA com relação à alfabetização e o PBA. Para fechar este capítulo, retomamos o debate entre o PBA e a continuidade de estudos dos estudantes egressos do DF Alfabetizado/PBA. O programa é política pública? O que ele representa no debate do fortalecimento do Sistema Nacional de Educação do país? O quarto capítulo segue um pouco a estrutura do capítulo anterior, mas pensando a realidade do Distrito Federal. Quais são as ações desenvolvidas de EJA, quais são os dados e os números da EJA no DF e principalmente quais são os números e as especificidades do programa sob a denominação de DF Alfabetizado. O quinto e último capítulo traz as falas e percepções dos sujeitos da EJA que participaram do ciclo 2011/2012 do PBA, ou em outras palavras da 1° Edição do DF Alfabetizado. Para tanto, antes disso, fazemos a caracterização dos sujeitos e das localidades onde as turmas de alfabetização aconteceram. Vale destacar que os testemunhos dos sujeitos estão presentes em boa parte do trabalho. Em alguns momentos os depoimentos reforçam o que está expresso nos gráficos e quadros, em outros contribuem com as análises feitas ao longo do texto. Por fim, terminamos com as considerações finais da pesquisa e seus apontamentos que esperamos possam trazer contribuições para o campo acadêmico e, sobretudo, para a militância política dos movimentos sociais comprometidos com a EJA. Esperamos ainda que o trabalho possa servir para estimular o debate político entre os diversos sujeitos da EJA em torno do direito à educação para jovens e adultos. Educação que não é neutra, mas que deva servir à classe trabalhadora para a superação da sociedade de classes, a sociedade capitalista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Paralelo 15 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelos autores, em 11/08/2018, para disponibilizar, gratuitamente, o livro Educação de jovens e adultos trabalhadores: análise crítica do Programa Brasil Alfabetização, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Título: dc.title | Educação de jovens e adultos trabalhadores : análise crítica do Programa Brasil Alfabetização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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