A questão das imagens : aproximações entre publicidade, artes visuais e cultura visual a partir de uma trajetória formativa-narrativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luiz Carlos Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorMachado, Gustavo Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:34:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:34:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911803-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de mestrado investigou a questão das imagens, em particular, as aproximações entre imagens de arte e imagens de publicidade a partir da produção da peça publicitária “Um dia no museu de arte”, que divulgou o modelo Captur da marca Renault no Brasil, em 2017. Esta peça publicitária oportunizou fundamentar estudos em relação ao campo das Artes Visuais, da Publicidade e Propaganda e da Cultura Visual, considerando o contexto narrativo apresentado pela imagem de publicidade. Pela perspectiva em questão, acerca da relevância das imagens, a pesquisa possibilitou um olhar atento para o cotidiano, levando-se em conta a minha trajetória formativa-narrativa. Nomenclatura esta utilizada a partir do campo da Pesquisa Narrativa para enfatizar os processos formativos que, foram experienciados tanto pelo ambiente acadêmico na área de comunicação social e artes visuais quanto por outras linguagens artísticas. Para discutir e apresentar reflexões sobre o uso de imagens de arte pela narrativa publicitária, particularmente no contexto da educação em artes visuais, foi considerado como recurso metodológico da pesquisa, narrativas produzidas por seis colaboradores inseridos no contexto da Licenciatura em Artes Visuais, divididos em dois grupos: o primeiro em formação no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e o segundo por docentes que atuam na Educação Básica da Rede de Ensino pública e privada na cidade de Goiânia – GO. Estas narrativas foram coletadas por intermédio de entrevistas narrativas, realizadas on-line com os colaboradores da pesquisa, com o intuito de subsidiar argumentos em relação ao uso de imagens no contexto da Educação em Artes Visuais, bem como, contribuir com posicionamentos críticos e reflexivos em relação às imagens presentes no cotidiano dos sujeitos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis Master’s research investigated images, particularly focusing on the similarities between art and advertising images from the production of the publicity piece "A day in the art museum", showcasing Captur, a car model by Renault, in Brasil 2017. This publicity piece has given me the opportunity to approach studies relating the field of Visual Arts, Advertisement and Marketing, and Visual Culture, considering the narrative context presented by this advertisement image. Coming from the perspective of the relevance of images, this research enabled an attentive look towards everyday life. My own formative- narrative path, a term related to the field of narrative research, comes as a way to highlight the experienced formative processes inside the academic environment of both Communication Studies and Visual Arts, as well as influenced by other artistic languages. The methodology was focused on narratives produced by six people inside the Visual Arts Teaching context in order to discuss and present reflections about the use of art images by narratives in advertisement, particularly inside visual arts education. Two research groups were set: the first one, students from the Visual Arts Licentiate course in Universidade Federal de Goiás; the second, teachers from both the public and private education networks in Goiânia - GO, that work in Basic Education. Such narratives were collected using online narrative interviews, seeking to create understandings about the use of images inside the Visual Arts Teaching context and to support critical and reflexive standpoints about images that are part of the subjects' everyday life.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectImagens-
Palavras-chave: dc.subjectArtes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade e propaganda-
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual-
Título: dc.titleA questão das imagens : aproximações entre publicidade, artes visuais e cultura visual a partir de uma trajetória formativa-narrativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.