Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soria Batista, Analía Laura | - |
Autor(es): dc.creator | Grande, Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:34:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:34:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4836 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911761 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2009. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda o tema prazer e sofrimento na profissão docente de forma geral e mais especificamente no ensino médio da escola pública brasileira. O objetivo principal é comunicar os resultados da observação participante realizada pela autora com professores do turno vespertino de uma escola pública do Distrito Federal. Com base nas representações sociais sobre prazer e sofrimento construídas pelo grupo observado, buscou-se identificar quais fatores originam um e/ou outro destes sentimentos, ao mesmo tempo em que se analisa a utilização de mecanismos de enfrentamento da realidade cotidiana da organização do trabalho no contexto observado. Alicerçada na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, nos estudos de Moscovici sobre representações sociais e na aplicação “in loco” da metodologia do sociodrama pedagógico, a pesquisa de campo propiciou entender os vínculos entre prazer, sofrimento e a profissão docente; a influência dos fatores constitutivos da real organização do trabalho sobre a saúde dos professores participantes e a importância da subjetividade de cada um frente às oportunidades e dificuldades vivenciadas. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper brings the theme pleasure and suffering in the teaching stuff, generally and specifically in the high school, in a state school. The main objective is comunicating the results of the participating observation made by the author with teachers who work in the afternoon work period in a state school of Distrito Federal. Based on the social representations about pleasure an suffering built by the group observed. Tried to identify which factors promote a and/ or other of those feelings. While its analysing the use of mechanisms of facing daily routine of work organization in the context observed. Rooted in the psychodynamics of work of Dejours in studies on social representations in Moscovici and application "spot" of the role of teaching methodology, the field research provided understanding the links between pleasure, pain and the teaching profession, the influence of the factors constituting the actual organization of work on the health of teachers involved and the importance of the subjectivity of each forward to the opportunities and difficulties experienced. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação no trabalho - professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
Título: dc.title | O trabalho e o afeto : prazer e sofrimento no trabalho dos professores da escola pública de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: