
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Murilo Bastos da | - |
| Autor(es): dc.creator | McCarthy, Cavan | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:34:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:34:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1426 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911754 | - |
| Descrição: dc.description | O presente capítulo "Estado atual das bibliotecas digitais no Brasil" compõe o livro "Bibliotecas digitais: saberes e práticas", 2ª edição, organizado por Carlos H. Marcondes, Helio Kuramoto, Lidia Brandão Toutain e Luis Sayão. | - |
| Descrição: dc.description | O Brasil possui uma tradição de serviços bibliotecários, funcionando na maioria das cidades de médio e grande porte, que, geralmente, contam com sistemas de automação de bibliotecas (McCARTHY, 1990; McCARTHY; SCHMIDT, 1994; CORTE e outros, 2003). As bibliotecas suportam os programas educacionais, especialmente os de segundo e terceiro graus. Na última década, as bibliotecas digitais tiveram um significativo impacto no setor de biblioteca e informação, notadamente na América do Norte, onde atraíram enorme atenção (CHOWDHUR; CHOWDHURX 1999). O rápido avanço da Internet no Brasil, conforme já apontado no item anterior, e a existência de uma base razoável de bibliotecas automatizadas naturalmente irão redundar na ampliação do número de bibliotecas digitais. No contexto atual, as maiores iniciativas brasileiras se enquadram em quatro categorias: ciência e tecnologia, educação, literatura e humanidades, história e política. Neste capítulo, serão analisados os principais projetos institucionais de bibliotecas digitais. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas | - |
| Título: dc.title | Estado atual das bibliotecas digitais no Brasil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: