Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenezes, João Paulo Cunha de-
Autor(es): dc.contributorPedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Simone Silva da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:34:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:34:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911747-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA água é um recurso limitado e que requer cuidados. A escola não pode se eximir da responsabilidade de formar pessoas capazes de agir diante de uma crise hídrica, sobretudo quando essa situação atinge os estudantes, como aconteceu no Distrito Federal recentemente, enfrentando uma crise que resultou em vários dias de falta de água para a população. As abordagens generalistas presentes nos livros didáticos podem parecer distantes da realidade do aluno, sendo, então, importante a contextualização e enriquecimento dessas abordagens. A fim de propiciar um material didático que oriente tratar a questão hídrica no âmbito escolar, o presente projeto analisou os livros didáticos sugeridos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2018, de forma a compreender a maneira como a questão hídrica está abordada, sua profundidade e se contêm aspectos que possibilitem uma compreensão ampla sobre o tema “recursos hídricos”. Os resultados encontrados foram positivos, uma vez que indicam que os livros didáticos são instrumentos que podem auxiliar professores e estudantes na aprendizagem, mas requerem um material de apoio como ferramenta sensibilizadora, devido ao fato de que nos livros didáticos não há uma abordagem minuciosa sobre a questão hídrica, que desperte a participação e reflexão sobre o uso da água e maneiras de minimizar o impacto do homem na exploração desse recurso. Após a análise e revisão bibliográfica sobre o assunto, foi confeccionado um livro paradidático com roteiro de atividades práticas para servir como suporte no ensino da educação ambiental crítica para tratar assuntos relacionados à temática hídrica no Distrito Federal, abordando a realidade dos estudantes da escola Centro de Ensino Médio 02, para que os mesmos possam ser ativos na aprendizagem e consigam agir diante da realidade de mundo apresentada.-
Descrição: dc.descriptionWater is a limited resource and requires care. The school can not escape the responsibility of educating people capable of acting in the face of a water crisis, especially when this situation reaches students, as it happened in the Federal District recently, facing a crisis that resulted in several days of lack of water for the population. The generalist approaches present in textbooks may appear to be far from the student's reality, and it is therefore important to contextualize and enrich these approaches. In order to provide a didactic material on the water issue in schools, this project analyzed the didactic books suggested by the 2018 National Book and Teaching Material Program (PNLD) in order to understand the way the water question is approached, its depth and if it contains aspects that allow a broad understanding on the theme "water resources". The results were positive, once they indicate that textbooks are tools that can help teachers and students in learning, but require a material of support as a sensitizing tool, due to the fact that in the textbooks there is not a meticulous approach on the water question, arousing the participation and reflection on the use of water and ways to minimize the impact of man in the exploitation of this resource. After analyzing and reviewing the bibliography on the subject, a book was prepared with a script of practical activities to serve as a support in the teaching of critical environmental education to deal with subjects related to the water theme in the Federal District, addressing the reality of the students of the School Centro de Ensino Médio 02 so that they can be active in learning and can act in the face of the presented world reality.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCrise hídrica-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)-
Palavras-chave: dc.subjectLivro paradidático-
Título: dc.titleProdução de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.