Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santana, Gislane Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Simeão, Elmira Luiza Melo Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:34:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:34:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911702 | - |
Descrição: dc.description | Registros bem antigos evidenciam que a humanidade sempre se valeu de falsos argumentos para tornar real o que, na verdade, não existe. Discute-se como surgiram, a partir de um momento histórico, identificando os meios de disseminação, com vistas a apresentar argumentos que dêem suporte para um debate sobre o enfrentamento do problema, tratando-o como desinformação, no contexto da Ciência da Informação. A base conceitual para este trabalho será calcada em levantamento de dados bibliográficos. Descrição cronológica dos fatos geradores de notícias falsas. Introduz-se o estudo, descrevendo que a primeira geração de notícias falsas ocorreu com a disseminação com o uso de objetos e textos manuscritos, por meio de gravação de frases em moedas; escrever em placas (Acta Diurna); sonetos (Pasquim), folhetim (Canards), canções e poemas. Passou pelos “homens parágrafos” e chegou ao jornal. A segunda geração foi o jornal e o rádio. Jornais como “The Sun”, The Times e The Daily Mail, já faziam sátiras, distorcendo os fatos, como, por exemplo: a existência de vida na lua. A Columbia Broadcasting System –(CBS) noticiou que a terra estava sendo atacada por alienígenas. A terceira geração de falsas notícias são as redes sociais, a Internet. A Rússia do século XX foi a precursora, ao criar uma organização “troll factory” para publicar um grande número de mensagens e postar em redes sociais para desinformar a opinião pública da época. Surge a quarta geração, denominada de “Deep Fake”, que é um recurso que permite substituir o rosto e o áudio de uma pessoa por outro, forjando situações para comprometer a sua reputação. Propõe-se, com a realização desse trabalho de pesquisa, um debate acerca de quais medidas de enfrentamento possam conscientizar as pessoas, para que saibam distinguir notícias que se prestam a informar ou desinformar. É possível encontrar um caminho que possa contribuir para conter o avanço das falsas notícias? Ao concluir este trabalho investigativo, o autor sugere a adoção, como referência, dos conceitos de Alfabetização Digital e Competências em Informação para o enfrentamento do problema. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida à Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Elmira Luiza Melo Soares Simeão e pelo Doutorando Gislane Pereira Santana, em 22 de maio de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notícias falsas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura da desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Título: dc.title | Notícias falsas : origens, meios de disseminação, contextos e enfrentamento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: