Ensino de bateria online e o uso das TDIC : a visão dos estudantes do CEP-EMB durante o ensino mediado por tecnologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarins, Paulo Roberto Affonso-
Autor(es): dc.creatorAmâncio, Adriel Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:34:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:34:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911687-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho nasce em um período de instabilidade e mudanças dentro do processo de ensino, a partir da mudança repentina do modelo de aulas presenciais, em um estilo de ensino mediado por tecnologia. Buscamos trazer uma reflexão sobre como se deu o processo de mudança e como funcionaram as aulas de bateria durante este período, tendendo nosso trabalho na visão dos alunos, sobre a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). O objetivo principal é observar como as TDIC foram utilizadas nas aulas de bateria, no Lócus de pesquisa, o Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEPEMB). O trabalho se dá através de um estudo de entrevista, onde foram ouvidos três alunos de diferentes momentos da escola, sendo um aluno que estudou todo o seu curso de forma presencial e concluiu com uma formatura online; o segundo, um aluno que começou de forma presencial e migrou para o ensino online; por fim, o terceiro e último aluno, começou o seu curso já de forma online. Os alunos participaram de uma entrevista semiestruturada onde apontaram mudanças na estrutura física da escola, a importância das TDIC em seu aprendizado como complemento, e uma preferência pelo ensino presencial.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).-
Descrição: dc.descriptionThis thesis was written when the teaching process had been going through an unstable and changing period, having a starting point from the sudden change of the on-site classes procedures into a teaching approach mediated by technology. We seek to bring a reflection about how the changing process happened and how the drum set classes worked out during this period, focusing our work on the students' perspective about the use of digital information and communication technologies (DTIC). The main goal is to observe how the DTIC were applied in the drumset classes at the research site, the Center for Professional Education - Brasília Music School (CEP-EMB). The work was done through an interview study, where three students from different moments of the school were heard. The first interviewee was a student who studied his entire course in an on-site class procedure and concluded it with an online graduation; the second one was a student who started in an on-site class procedure and migrated it to online classes, and the third and last student, has started his course already online. The students participated in a semi-structured interview where they pointed out changes in the School's physical structure, the importance of DTIC in their learning (but as a complement) and a preference for on-site teaching.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Música (IdA MUS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Música-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBateria (Instrumento musical) - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Título: dc.titleEnsino de bateria online e o uso das TDIC : a visão dos estudantes do CEP-EMB durante o ensino mediado por tecnologia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.