Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gomes, Isabelle Pimentel | - |
Autor(es): dc.creator | Collet, Neusa | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Paula Elaine Diniz dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:33:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:33:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28106 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000300021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911516 | - |
Descrição: dc.description | Objetiva-se relatar a experiência, enquanto enfermeira, de um ambulatório de quimioterapia pediátrica, que foi decorado para ser atraente às crianças (Aquário Carioca). Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, em um hospital do Rio de Janeiro, realizado entre dezembro de 2007 e maio de 2008. Este ambiente foi decorado baseado no filme Procurando Nemo (Disney-Pixar®), após um acordo firmado entre a instituição e representantes da sociedade civil. O Aquário Carioca trouxe o brincar para o local de tratamento. Percebeu-se que os profissionais pareciam mais motivados, o cuidado foi facilitado e as relações tornaram-se mais dialógicas ao utilizar recursos lúdicos, minimização da agitação da criança durante procedimentos, diminuição de náuseas e vômitos, desejo da criança em permanecer na sala. A mudança do ambiente ofereceu às crianças atividades estimulantes e divertidas, trazendo distração, calma, segurança e maior aceitação do tratamento. Com isso a criança desviou seu foco da doença. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study was to report the nursing experience at a pediatric chemotherapy outpatient clinic that was decorated to be appealing to children (Carioca Aquarium). It is a descriptive experience report from a hospital in Rio de Janeiro, Brazil, conducted between December, 2007, and May, 2008. The environment was decorated based on the (Disney-Pixar®) movie, "Finding Nemo" after an agreement between the institution and community representatives. Carioca Aquarium brought the act of playing to the treatment site. We observed that professionals were more motivated, care was facilitated, and relationships involved more dialogue when using recreational resources. In turn, children's agitation during procedures was minimized, nausea and vomiting was reduced, and the children's desire to remain in the room increased. The change of environment offered stimulating and fun activities to the children, bringing them distraction, calmness, security, and greater acceptance of their treatment. With this, the children were able to divert their focus from their disease. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo del estudio es relatar la experiencia como enfermera en una quimioterapia pediátrica, decorada para ser atractiva para los niños (Acuario Carioca). Se trata de un estudio de carácter descriptivo con relato de la experiencia vivida en un hospital de la ciudad de Rio de Janeiro,Brazil, entre diciembre de 2007 a mayo de 2008. La decoración del espacio se basó en la película "Buscando a Nemo" (Disney-Pixar®), después de un acuerdo entre la institución y la sociedad civil. El Acuario Carioca llevó la diversión al lugar de tratamiento. Se observó que los profesionales parecían más motivados, se facilitó la atención y las relaciones se han vuelto más dialógicas cuando se utilizan los recursos recreativos, reduciendo la agitación de los niños durante los procedimientos, reducción de náuseas y vómitos, deseo de los niños a permanecer en la sala. El cambio del espacio ofrece actividades estimulantes y divertidas, distracción, calma, seguridad y una mayor aceptación del tratamiento. Así, el niño cambió su enfoque de la enfermedad. | - |
Descrição: dc.description | Em processamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de instituições de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem oncológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem pediátrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização da assistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quimioterapia | - |
Título: dc.title | Ambulatório de quimioterapia pediátrica: a experiência no aquário carioca | - |
Título: dc.title | Pediatric outpatient chemotherapy: experience in the carioca aquarium | - |
Título: dc.title | Quimioterapia pediátrica: experiencia en el acuario carioca | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: