Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | González Rey, Fernando Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Mundim, Elisângela Duarte Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:33:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:33:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911377 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do presente estudo foi compreender a constituição do sujeito coordenador pedagógico em processos diferenciados de subjetivação produzidos nas interações ocorridas no espaço da coordenação pedagógica, e ainda, conhecer diferentes configurações de sentidos subjetivos, associados aos processos de ruptura e criação produzidos pelos coordenadores pedagógicos. A concepção teórica que embasou esta pesquisa foi a Teoria da Subjetividade de González Rey (1999, 2003, 2004a, 2004b, 2005a, 2005b, 2007), pois permitiu estudar as singularidades do processo de constituição do sujeito coordenador pedagógico. A Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 2002, 2005a) foi utilizada para compreender as informações que foram construídas em um processo construtivo-interpretativo, pois abriu espaço para os processos de produção de sentido dos sujeitos nos diferentes momentos de participação ao longo da pesquisa, procurando legitimar o conhecimento tendo como base a construção de modelos de inteligibilidade que representam sistemas complexos de significação. Como processo facilitador de intervenção no espaço da coordenação pedagógica foi adotado a Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008). Participaram da pesquisa cinco coordenadores pedagógicos vinculados a três escolas públicas pertencentes à Regional de Ensino de Sobradinho – DF. Os instrumentos metodológicos utilizados foram complementos de frases, questionário aberto, conversação, diário reflexivo. Os encontros reflexivos foi nossa principal ferramenta, sobre os quais essa pesquisa se organizou. Dessa forma, desenvolvemos a construção das informações, trazendo processos que se configuram como experiências significativas que foram produzidas no curso das interações entre os coordenadores pedagógicos e a pesquisadora. As considerações finais desta pesquisa não buscaram conclusões absolutas sobre o objeto estudado, ao contrário, demonstraram que a abertura de um espaço dialógico e relacional potencializou a constituição dos sujeitos coordenadores pedagógicos na direção de um desenvolvimento profissional aberto e inacabado. Com esta pesquisa, esperamos contribuir para gerar estratégias reflexivas, valorizadoras do espaço da coordenação pedagógica como um espaço formador de desafiadores processos de construção de conhecimento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to understand the constitution of the subject teaching coordinator in different processes of subjectivity produced in interactions occurring within the educational coordination, and also learn different settings subjective sense, associated with processes of rupture and creation produced by educational coordinators. The theoretical concept that based this research was the Theory of Subjectivity by González Rey (1999, 2003, 2004a, 2004b, 2005a, 2005b, 2007), it allowed us to study the singularities of the constitution of the subject teaching coordinator. The Qualitative Epistemology (GONZÁLEZ REY, 2002, 2005a) was used to understand the information that were built in a constructive-interpretive process, it opens space for the production processes of the subjects' sense of participation at different times throughout the research, looking legitimate knowledge based on the construction of models of intelligibility that represent complex systems of signification. As facilitator of intervention in the educational coordination was adopted in Collaborative Research (Ibiapina, 2008). Study participants five pedagogical coordinators linked to three public schools belonging to the Regional Education Sobradinho - DF. The methodological instruments used were complementary phrases, open questionnaire, conversation, reflective diary. The meeting was reflective our main tool, on which this research was organized. Thus, we develop the construction of information, bringing processes that constitute meaningful experiences that were produced in the course of the interaction between the coordinators and educational researcher. The final considerations of this research did not seek absolute conclusions about the studied object, in contrast, demonstrated that opening a dialogue space and relational potentiated the constitution of educational coordinators in the direction of a professional development open and unfinished. With this research, we aim to generate reflexive strategies, value the educational coordination space as a space maker challenging processes of knowledge construction. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretores escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia escolar | - |
Título: dc.title | A constituição do sujeito coordenador pedagógico : processos e interações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: