Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de | - |
Autor(es): dc.creator | Fleith, Denise de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:33:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:33:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1990 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911314 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 1990. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo principal investigar os efeitos de um Programa de Treinamento de Criatividade em habilidades de pensamento criativo de estudantes normalistas. Nesta pesquisa, investigaram-se ainda os efeitos deste treinamento na percepção dos sujeitos a respeito do próprio potencial criativo, bem como do potencial criativo do aluno, em aspectos associados à interesses e características que se relacionam com o comportamento criativo e na tarefa de elaborar atividades e sugerir comportamentos a serem apresentados pelo professor com o objetivo de desenvolver a criatividade do aluno. A amostra foi constituída por 38 estudantes do sexo feminino do 39 ano do curso normal de um estabelecimento de ensino particular situado em Brasília, no Distrito Federal. Dezessete normalistas participaram de um Programa de Treinamento de Criatividade e as demais constituíram o Grupo de Controle, não tendo participado do referido Programa. Este Programa constou de uma pequena parte teórica, onde foram abordados aspectos referentes a criatividade, e de outra parte mais extensa de natureza prática, que constou de exercícios e técnicas que estimulam a criatividade. Para avaliar os efeitos deste Programa foram utilizados os Testes de Pensamento Criativo de Torrance, Inventário de Interesses e Características, um Questionário incluindo questões sobre tópicos associados à Criatividade e um Questionário de Avaliação do Treinamento. Foi solicitado ainda aos sujeitos do estudo para listar atividades e comportamentos a serem apresentados pelo professor com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da criatividade do aluno. Para análise dos resultados foram utilizados o Teste t de Student e o Teste Qui-quadrado, categorizando-se ainda as respostas obtidas aos questionários e levantando-se as suas respectivas frequências e porcentagens, para investigação das diferenças entre os grupos. Os resultados obtidos sugerem que o Programa de Treinamento de Criatividade contribuiu favoravelmente para o desenvolvimento das habilidades de Densamento criativo de estudantes normalistas que dele participaram e da tarefa de elaboração de atividades e sugestão de comportamentos que favorecem a expressão da criatividade. Os dados revelam ainda a influência do Programa na percepção do estudante normalista que compôs o Grupo Experimental a respeito do seu próprio potencial criativo, bem como do potencial criativo do aluno. Não foi observada, entretanto, nenhuma influência do Programa de interesses e características que se relacionam com o comportamento criativo da amostra. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of the present study was the investigation of the effects of a Creativity Training Program in the ability of Creative thought in pupils of a normal school. In the research it has also been investigated the effects of that training in the perception of the subjects toward their own Creative potencial as well as the students' Creative potencial, in aspects related to scine interests andcharacteristics that have to do with the Creative behaviour and in the task of elaborating activities and suggesting behaviours to be presented by the teacher with the objective of improving the students' creativity. The sample consisted in female pupils members of the third grade of a private normal school settled in Brasília (Federal District). Seventeen pupils have taken part in a Creativity Training Program and the other ones have formed the Control Group without taking part in the program mentioned above. That program consisted in a brief theoretical part, where different aspects regarding creativity were seen. The second part, longer and practical, consisted in exercises and techniques that estimulate creativity. In order to make an evaluation of the effects" of that program the follcwing tests were used: Torrance Tests of Creative Thinking, Inquiry of the Interests and Characteristics, a Questionary including questions about topics related to Creativity and a Questionary for Training Evaluation. It was also asked that the subjects relate activities and behaviours that the teacher should present in order to enhance the improvement of students1 creativity. In the analysis of the results the Student1st Ttest and the Q-Square Test were used, classifying the answers which were obtained by the questionaires and raising their respective frequency and percentage in order to investigate the differences between groups. The results obtained suggest that the Creativity Training Program has contributed to the improvement of the abilities of Creative thought in pupils of a normal school that have taken part in it. It has also favoured the task of elaborating activities and sugqesting behaviours that can enhance the expression of creativity. The data. also reveal the influence of the Program in the perception of those pupils of the normal school who were part of the Experimental Group about their own Creative potencial as well as their students' Creative potencial. It hasn't been observed any influence of the Program in interests and characteristics that are in relationship with the Creative behaviour of the sample. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) | - |
Título: dc.title | Efeitos de um programa de treinamento de criatividade em estudantes normalistas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: