Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Marcelo Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Yamashita, Yaeko | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:32:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:32:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13470 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/911015 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo descreve e aplica uma metodologia de análise espacial para identificação dos locais críticos de acidentes de trânsito com base no índice de severidade do acidente, permitindo ao analista selecionar a forma mais adequada para tratamento de cada local crítico na malha viária de uma cidade. Como principal ferramenta de análise, utiliza-se a rotina de agrupamento espacial do vizinho mais próximo a qual possibilita identificar e representar os locais críticos (interseções, trechos, corredores e áreas) de ocorrência de eventos espaciais em um mapa digital por intermédio do conceito de elipse de desvio padrão. Acredita-se que este trabalho apresenta uma significativa contribuição para a elaboração de novas metodologias de estudos de acidentes de trânsito que incorporem outras variáveis relacionadas aos acidentes, como volume de tráfego, e também outros eventos de caráter espacial que contribuem para a ocorrência deste grave fenômeno urbano. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper presents and applies a methodology of spatial analysis to identify traffic accidents critical spots based on the severity index, allowing the analyst to select the appropriate treatment for each critical spot in an urban street network. As the main analytical tool, it is applied the nearest neighbor hierarchical spatial grouping technique which allows to identify and to represent the critical spots (intersections, links, corridors and areas) in terms of occurrence of spatial events in a digital map using the concept of the standard deviation ellipse. This work may give a significant contribution to the development of new methodologies of traffic accidents studies based on other variables related to the accidents, as traffic volumes, and also other spatial events that contribute for the occurrence of this critical urban phenomenon. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Transportes - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistatransportes.org.br/anpet/index. Acesso em: 2 jul. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes de trânsito - estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança de trânsito | - |
Título: dc.title | Metodologia de análise espacial para identificação de locais críticos considerando a severidade dos acidentes de trânsito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: