Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Karine Brito dos | - |
Autor(es): dc.creator | Murta, Sheila Giardini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:32:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:32:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32952 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000272014 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910998 | - |
Descrição: dc.description | A literatura aponta que a influência dos pares desempenha um papel importante na compreensão da violência no namoro, e que o uso de educadores ou líderes de pares para encorajar comportamentos saudáveis entre adolescentes tem sido um componente comum em programas preventivos dessa natureza. Por meio de uma revisão narrativa, o presente artigo buscou sumarizar aspectos teóricos relativos à influência dos pares no contexto da violência no namoro, bem como descrever estudos com foco na prevenção à violência no namoro, os quais utilizaram, no todo ou em parte, a estratégia da educação por pares como componente no desenho dessas intervenções. Ao final, são discutidos pontos fortes e limitações dos programas de prevenção à violência no namoro baseados na educação por pares, além de apontar horizontes futuros de pesquisa na área. | - |
Descrição: dc.description | Literature points out that peer influence plays an important role in the understanding of dating violence, and that the employment of peer educators or peer leaders to encourage healthy behaviors among adolescents has become a common component of such preventive programs. By means of a narrative review, this article aimed to summarize the theoretical aspects of peer influence in this context, as well as to describe studies that have focused in the prevention of dating violence and that have adopted peer education strategies, be it solely or incorporated to others in the design of the interventions. Finally, the strong suits and limitations of dating violence prevention programs based in peer education are discussed, as well as future perspectives for research in the field. | - |
Descrição: dc.description | La literatura sugiere que la influencia de los pares juega un papel importante en la comprensión de la violencia en el noviazgo, y que el uso de educadores o líderes de pares para fomentar conductas saludables entre los adolescentes ha sido un componente común en los programas de prevención de este tipo. A través de una revisión narrativa, el presente trabajo pretende resumir los aspectos teóricos relativos a la influencia de los pares en este contexto, así como describir los estudios con un enfoque en la prevención de la violencia en el noviazgo, que utilizan, en su totalidad o en parte, la estrategia de educación de pares como un componente en el diseño de estas intervenciones. Al final, se discuten las fuerzas y limitaciones de los programas de prevención de la violencia en el noviazgo basada en la educación entre iguales, mientras que se señala la identificación de futuros horizontes de la investigación en el área. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Conselho Federal de Psicologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Psicologia: Ciência e Profissão - Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400787&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 out. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência - prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Namoro | - |
Título: dc.title | Influência dos pares e educação por pares na prevenção à violência no namoro | - |
Título: dc.title | Peer influence and peer education in dating violence prevention | - |
Título: dc.title | Influencia de los pares y la educación entre pares en la prevención de la violencia en el noviazgo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: