Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Henrique Campagnollo Dávila | - |
Autor(es): dc.creator | Zanello, Valeska | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:32:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:32:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42842 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0102.3772e3643 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9976-8551 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/ 0000-0002-2531-5581 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910989 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo teve como objetivo analisar experiências de audição de vozes de pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial. Para isso, foram entrevistadas dez pessoas. Foi utilizado o método qualitativo, com análise de conteúdo. Foram eleitas quatro categorias: “origem” das vozes, fenomenologia das vozes, estratégias de lida, e suporte familiar. Observou-se que as vivências alucinatórias surgiram em meio a contextos de violência e isolamento. Variáveis topográficas que constituem as vozes indicam possibilidades de compreender o fenômeno. Movimentar-se apresentou-se como condição básica para a lida com as experiências. O suporte familiar mostrou-se essencial para o enfrentamento das dificuldades. Conclui-se que é necessária uma qualificação da alucinação auditiva como experiência plena de sentido, a qual deve ser respeitada em qualquer intervenção que se proponha ao cuidado. | - |
Descrição: dc.description | This article aimed to analyze hearing voices experiences in patients of a Psychosocial Care Center. In this regard, ten people were interviewed. The qualitative method was used, with content analysis. Four categories were chosen: “origin” of voices, phenomenology of voices, coping strategies, and family support. Hallucinatory experiences have emerged in contexts of violence and isolation. Topographic variables of the voices indicate possibilities of understanding the phenomenon. The movement is a basic condition to deal with the experiences. Family support is key to cope with difficulties. It is necessary to qualify the auditory hallucination as a meaningful experience, which must be respected in any intervention that intends care. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alucinação auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) | - |
Título: dc.title | Hearing voices : from the experience qualification to the possibility of care | - |
Título: dc.title | Escutar (as) vozes : da qualificação da experiência à possibilidade de cuidado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: