Projeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios

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Autor(es): dc.contributorVoltarelli, Monique Aparecida-
Autor(es): dc.contributorisahuhn@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorHuhn, Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:32:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:32:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46895-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910956-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetivou analisar a participação das crianças no Projeto Plenarinha, projeto da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como os desafios e as possibilidades que permeiam essa prática pedagógica, que se encontra inserida no Projeto Político Pedagógico de um Centro de Educação Infantil da Rede Pública do Distrito Federal. Como objetivos específicos, o trabalho almejou: verificar a compreensão das crianças e do docente acerca do Projeto Plenarinha; investigar a ação pedagógica relacionada ao desenvolvimento do Projeto Plenarinha; identificar as possibilidades participativas das crianças relacionadas ao Projeto Plenarinha em um Centro de Educação Infantil do Distrito Federal durante um semestre letivo. A metodologia utilizada contou com pesquisa qualitativa com observação participante, registro em diário de campo, desenhos, fotos, gravação de voz e análise documental. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram o professor regente e dezesseis crianças da pré-escola de um Centro de Educação Infantil da Regional de Ensino de Taguatinga do Distrito Federal. As observações aconteceram em dias alternados, com acompanhamento das rotinas das crianças, em sala, na quadra, no parque infantil e durante o recreio. De maneira geral, observou-se que há espaço para participação das crianças, seja em alguns momentos por ela requerida, seja pelo adulto concedida. Há também momentos em que essa participação lhes é negada, bem como o direito à escuta. No entanto, a pesquisa buscou demonstrar a complexidade de compreender a participação das crianças, assim como verificou as incoerências na maneira como o Projeto Plenarinha tem sido desenvolvido no interior da instituição educativa.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to analyze the participation of children in the Plenarinha Project, a project of the State Department of Education of the Federal District, as well as the challenges and possibilities that permeate this pedagogical practice, which is inserted in the Pedagogical Political Project of an Early Childhood Education Center of the Public Network of the Federal District. As specific objectives, the work aimed to: verify the understanding of the children and the teacher about the Plenarinha Project; investigate the pedagogical action related to the development of the Plenarinha Project; identify the participatory possibilities of children related to the Plenarinha Project in an Early Childhood Education Center in the Federal District during a school semester. The methodology used included qualitative research with participant observation, recording in a field diary, drawings, photos, voice recording and document analysis. The subjects involved in the research were the teacher and sixteen children from the preschool of an Early Childhood Education Center of the Taguatinga Teaching Region of the Federal District. The observations took place on alternate days, with monitoring of the children's routines, in the classroom, on the court, in the playground and during recess. In general, it was observed that there is room for children's participation, whether at times requested by them, or granted by the adult. There are also times when this participation is denied them, as well as the right to be heard. However, the research sought to demonstrate the complexity of understanding children's participation, as well as verifying the inconsistencies in the way the Plenarinha Project has been developed within the educational institution.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da infância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectSecretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico-
Título: dc.titleProjeto Plenarinha e a participação das crianças na educação infantil : possibilidades e desafios-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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