
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castioni, Remi | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Edimilson Antonio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:32:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:32:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23959 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23959 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910930 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. | - |
| Descrição: dc.description | A educação profissional registra, no Brasil, nos últimos quinze anos, um novo cenário, fundamentado em uma política de expansão e de reordenamento dessa modalidade de ensino. A política de expansão da rede federal de educação profissional, mediante a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou, simplesmente, Institutos Federais (IF), constitui-se em iniciativa audaciosa do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva para essa modalidade de Ensino, que ganha continuidade na gestão da Presidente Dilma Rousseff. Hoje existem 38 Institutos Federais em todos os estados brasileiros, sendo dois em Goiás e um no Distrito Federal. Tais iniciativas foram fruto de um processo de articulação e diálogo, a partir de 2003, na campanha presidencial do então candidato Lula com diversos segmentos da sociedade civil organizada que culminou com a Lei nº 11.892/2008. O estudo indica que a atual política de educação profissional, expressa nos Planos de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais de Goiás e de Brasília, apresenta fragilidades no processo de articulação e na coordenação de ações e medidas de políticas educativas atribuídas às Superintendências de Desenvolvimento Regional entre os entes federados e a cobertura da educação profissional municipal. Entretanto, para além da proposta de ampliar a oferta pública do ensino profissional de nível médio, representa a consolidação de uma rede de ensino destinada, especificamente, à educação profissional para o atendimento às demandas das regiões deprimidas social e economicamente do País e é parte integrante da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, um projeto bem mais amplo, a de construção de um projeto de poder de uma nação. | - |
| Descrição: dc.description | The technical education in Brazil registered, in the last fifteen years, a new scenery, founded in a policy of expansion and reordering of this modality of education. The policy of expansion of the federal network of technical education, with the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, or simply IFs (Federal Institutes), represents a bold initiative of President Luiz Inácio Lula da Silva's government for this modality of teaching, which was continued in Dilma Rousseff’s administration. Today there are 38 Federal Institutes in all Brazilian states, including two in the state of Goias and one in Distrito Federal, Brazil's capital. Such iniciatives were the result of a process of articulation and dialogue which started in 2003, during Lula's presidential campaign, with different segments of organized civil society, and culminated in the the law 11.892/2008. The studies indicates that the current policy of technical education presented in the Development Plans of the Federal Institutes of Goiás and Brasília presents frailtys in the process of articulation and coordination of actions and measures of educational policies attributed to the Superintendence’s of Regional Development between the federal agents and the covered areas of technical education villages. However, looking beyond the proposal of expanding the public offer of the technical education of middle school, it represents the consolidation of a network of teaching destined, specifically, to the technical education that attends the demands of socially and economically frail regions of the country and is part of the National Policy of Regional Development, an wilder project, that of the construction of a project of the power of a nation. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico - políticas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
| Título: dc.title | Políticas de educação profissional e desenvolvimento regional : o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno RIDE-DF | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: