Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:32:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:32:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27985 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910901 | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta resultado de pesquisa de doutorado realizada com o objetivo de identificar o tipo de relação entre o pensamento reflexivo, proposto por Dewey (1979) e as competências empregadas na busca e no uso da informação na comunicação científica por pesquisadores em formação, alunos de mestrado e de doutorado. A Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss (1967) orientou os procedimentos metodológicos da pesquisa. Os indicadores de atividade reflexiva, de Zeichner e Liston (1985), permitiram verificar o tipo de pensamento dos pesquisadores. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não reflexivo. O letramento informacional na pós-graduação é influenciado pelas experiências e sentimentos com pesquisa na educação básica, na graduação e pela participação em projetos de iniciação científica. Sofre influência da cultura acadêmica, atitude dos professores em relação à busca e ao uso da informação, concepção de ensino- aprendizagem, infraestrutura e custos da informação, bem como da consciência do grau de competência informacional. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this paper is to present the results of a PhD degree research carried out for identifying the type of relation between the reflexive thinking, as proposed by Dewey (1910) and the competencies used in searching and using the information in the scientific communication by education researchers and master and doctorate degree students. The theory lain down by Glasser and Strauss guided the methodological procedures for the research. Zeichner's and Liston's (1985) indicators of reflexive activity enabled to verify the type of the researchers' thought. The results show that a major part of the thought utilized in search and use of information is a non-reflexive type. The information literacy is influenced by experiences and feelings concerning research on basic education, on graduation, as well as by sharing projects of scientific initiation. Influence is also had by academic culture, teachers' attitude in relation to the search and use of information, concept of teaching-learning, infrastructure and costs of information. The relations present in this research are of multi-referential nature, what demands interdisciplinary instruments for solution of the problem. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | IBICT | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Ciência da Informação - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 dez. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento reflexivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Busca da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento informacional | - |
Título: dc.title | Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional | - |
Título: dc.title | Research along post-graduation : the use of reflexive thinking on the informational literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: