Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | - |
Autor(es): dc.contributor | flaviogaio@yahoo.com.br | - |
Autor(es): dc.creator | Gaio, Flavio Hodara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:32:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:32:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910822 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa de mestrado profissional visa descrever e discutir como se desenvolve a prática de conjunto para a performance musical e profissional no contexto da Banda Baião de 2 com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. Especificamente, este estudo objetiva descrever estratégias de preparação do repertório da banda Baião de 2 em dois arranjos: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; sistematizar as etapas dessa preparação; identificar como essas estratégias estimulam o desenvolvimento musical dos participantes e entender como elas se configuram práticas de ensino e aprendizagem musical. O objeto de estudo tem como campo empírico as experiências docentes vividas pelo próprio pesquisador nos ensaios da banda. Nesse sentido, a pesquisa tem uma dimensão pedagógica e se volta para uma reflexão sobre a prática docente em música. A pesquisa adota análise de documentos e depoimentos, diário de campo e transcrições de 2 arranjos musicais. Toda a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem musical foi realizada a partir da experiência com a Banda Baião de 2. As práticas musicais na Baião de 2 são resultado do trabalho pedagógico musical desenvolvido com alunos com deficiência intelectual (DI) e múltipla (DMU), ou seja, são propostas e estratégias de ensino e aprendizagem instrumental visando a performance. O trabalho se fundamenta na Educação Musical Especial e no conceito de aprendizagem informal no contexto formal. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a Educação Musical Especial como uma forma de interagir, desenvolver e de musicalizar dignamente pessoas com deficiência atendidas nos mais diferentes contextos educacionais. | - |
Descrição: dc.description | This research for a professional master degree aims at describing and discuss how to develop a group practice within the context of Baião the 2 Band, composed of students with intellectual and multiple deficiencies. More specifically it aims at systemizing the stages of such preparations in two musical arrangements: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; identifying how this strategies contribute to development of musical teaching- learning processes; understanding whether they can shape musical teaching and learning practices. The object of this study has as its empirical field this researcher’s teaching experiences during his musical lessons and Band’s rehearsals. Hence, this study has a pedagogic dimension, reflecting on the musical teaching practices. This work adopts documental analyses and reports, field diaries, interviews, transcripts of musical arrangements, analysis of videos and of students’ performances. Reflections upon the musical teaching/learning process have been based upon the practical experiences with the Baião the 2 Band. The musical practices applied to this Band are the result of a pedagogic work developed with Intellectual and Multiple deficiencies’ students. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem informal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos com necessidades educacionais especiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem musical | - |
Título: dc.title | Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: