Os modelos de comercialização de livros eletrônicos para bibliotecas : uma perspectiva do direito

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação-
Autor(es): dc.creatorCaldeira, Thaísa Lopes-
Autor(es): dc.creatorCunha, Murilo Bastos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:32:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:32:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46790-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.45406-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-3910-4072-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-5725-9932-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910816-
Descrição: dc.descriptionCom o surgimento dos livros eletrônicos a indústria do conteúdo (produtores e fornecedores) se viram frente a necessidade de elaboração de um novo modelo de negócios para comercializar os livros nesse novo suporte. Esses modelos ainda são pouco discutidos na literatura acadêmica e carecem de clareza quanto a questões contratuais e jurídicas. O artigo propõe elucidar as questões jurídicas que cercam os modelos de negócios dos livros eletrônicos, de modo a facilitar futuras contratações que atendam melhor os objetivos da biblioteca. Para alcançar o objetivo o artigo utilizou-se a metodologia revisão de literatura. A pesquisa revela que enquanto os livros impressos se solidificaram em modelo proprietário de aquisição, os livros eletrônicos voltam-se para um modelo de provisão de acesso, que implica na perda do controle do conteúdo por parte das bibliotecas. Dos cincos modelos de negócios que a literatura apresenta, um é voltado para a aquisição, enquanto os outros quatro são voltados para a provisão de acesso, ou seja, apenas uso. Conclui-se que com o surgimento dos livros eletrônicos, a indústria do conteúdo passou a exercer maior controle sobre a distribuição do conteúdo, em detrimento da biblioteca.-
Descrição: dc.descriptionWith the advent of electronic books, the content industry (producers and suppliers) faced the need to develop a new business model to market the books in this new medium. These models are still little discussed in the academic literature and lack clarity on contractual and legal issues. The article proposes to elucidate the legal issues surrounding electronic book business models in order to facilitate future hires that better meet the library’s objectives. To reach the objective the article was used the literature review methodology. The research reveals that while print books have solidified into a proprietary acquisition model, electronic books turn to a model of access provision, which implies loss of control of content by libraries. Of the five business models that the literature presents, one is geared toward acquisition, while the other four are geared toward providing access, just use. It is concluded that with the advent of electronic books, the content industry began to exercise greater control over the distribution of content, to the detriment of the library.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba-
Relação: dc.relationhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/45406-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectLivros eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedade-
Palavras-chave: dc.subjectPosse-
Título: dc.titleOs modelos de comercialização de livros eletrônicos para bibliotecas : uma perspectiva do direito-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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