Agenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorThomé, Karim Marini-
Autor(es): dc.creatorMachado, Guilherme Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:31:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:31:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910765-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2022.-
Descrição: dc.descriptionO mercado de cerveja artesanal tem implicações para o desenvolvimento econômico local. O crescimento das cervejarias artesanais surgiu como uma resposta localizada às marcas e gostos obsoletos das macrocervejarias, especializadas em um estilo convencional. Ao contrário da cerveja produzida em massa, a cerveja artesanal surge como um produto baseado na experiência e no simbolismo e não como um produto utilitário, e cuja principal motivação para beber parece ser a busca pela autenticidade. As cervejas artesanais buscam oferecer um produto emaranhado por elementos de diferenciação. Estudos de mercado construtivistas foram utilizados nesse estudo que tem como objetivo prinicipal caracterizar o agenciamento sociotécnico no mercado de cervejas baseado nas práticas artesanais. Com base em entrevistas com 09 cervejarias brasilienses (fabricantes ou não), esse trabalho aborda as seguintes temáticas: as práticas artesanais no mercado de cerveja; mapeamento e caracterizarização dos diferentes agenciamentos sociotécnicos na construção do mercado de cerveja artesanal. Para tanto, quanto à abordagem foi usado método de pesquisa qualitativo (entrevistas). Quanto à natureza o trabalho é de caráter aplicado; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos tecnicos é o estudo de casos múltiplos; quanto à população é por amostragem; quanto aos instrumentos é por entrevista com roteiro semiestruturado. Quanto à análise de dados é por análise de conteúdo pelo software Iramuteq, de análise de dados textuais. Como forma de apresentação dos resultados é por quadros, figuras e descrição textual. Como resultado dessa pesquisa, identificaram-se as práticas artesanais implementadas pelos cervejeiros, a visão que os produtores demonstraram sobre a cerveja artesanal enquanto produto de luxo, e a existencia de vários mercados de cerveja artesanal, devido à plasticidade que o mercado demonstra. As implicações do estudo vão na direção do melhor entendimento sobre as práticas artesanais no mercado de cervejas artesanais e sugestão de políticas públicas para o setor no DF.-
Descrição: dc.descriptionThe craft beer market has implications for the local economic development. The growth of craft breweries emerged as a localized response to the stale brands and tastes of macro breweries, which specialize in a conventional style. Unlike mass-produced beer, craft beer emerges as a product based on experience and symbolism rather than a utilitarian product, and whose main motivation for drinking it seems to be the search for authenticity. Craft beers seek to offer a product entangled by elements of differentiation. Constructivist Market Studies was used as the framework to understand how the construction of this market takes place based on its socio-technical agencing. This study characterizes the socio-technical agencing in the beer market based on craft practices. Based on interviews with 09 breweries from Brasilia, this work addresses the following themes: craft practices in the beer market; mapping and characterization of the different socio-technical agencing in the construction of the craft beer market. For this goal, a qualitative research method (in-depth interviews) and the use of free software for the analysis of textual data were used. As a result, it was identified the craft practices used by brewers, and their justification concerning craft beer as a luxury product, thus multiplicity in the craft beer market was also characterized due to the plasticity that this market demonstrates. The implications of the research go in the direction of a better understanding of craft practices in the beer market and public policies suggestions for the sector in the DF.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Agronegócios-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCerveja artesanal-
Palavras-chave: dc.subjectAgenciamento sociotécnico-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas artesanais-
Título: dc.titleAgenciamento sociotécnico no mercado de cerveja : práticas artesanais no Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.