Estudo da evolução do markup e da produtividade em mercados selecionados

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Autor(es): dc.contributorSilva, Victor Gomes e-
Autor(es): dc.creatorÁvila, Carla Poliana Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:31:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:31:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910747-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente tese está dividida em três capítulos que possuem o objetivo em comum de estudar a evolução da produtividade e markup ao longo do tempo para setores selecionados, além de discutir os procedimentos para estimação de funções de produção. O capítulo inicial apresenta um resumo da literatura relativamente às metodologias de estimação de funções de produção e markups ao nível da firma. O segundo capítulo investiga a evolução da produtividade e dos markups das empresas norte americanas de transporte aéreo de passageiros no período 1995 a 2019. Os resultados indicam que a entrada das empresas low-cost inicialmente aumentou o nível de competição do setor, com consequente redução nos markups no período 1996-2008. A elevação nos preços dos combustíveis durante esse período também contribuiu para essa redução de markup, pois as empresas aéreas apresentam dificuldade em repassar aumentos nessa linha de custo aos preços das passagens. Posteriormente, no entanto, o setor passou por diversas fusões e aquisições, o que aparentemente reduziu o nível de competição, levando a um crescimento dos markups. Por último, o terceiro capítulo aborda a indústria de aço brasileira no período 1990-1998, período marcado por intensa reestruturação do setor. Nesse período, pode-se destacar a privatização das principais empresas siderúrgicas, a racionalização administrativa e, posterior consolidação societária, além do movimento de abertura comercial na primeira metade da década. Apesar dessas transformações, não foi observada uma evolução significativa da eficiência produtiva na siderurgia brasileira nesse período. Por outro lado, observou-se substancial redução na dispersão tanto das produtividades quanto nos markups, indicando uma melhoria da eficiência alocativa no setor. Assim, apesar do forte aumento da concentração de mercado ocorrido no período, foi observada uma redução do poder de mercado.-
Descrição: dc.descriptionThe present thesis is divided into three chapters that have the common objective of studying the evolution of productivity and markups over time for selected industries, as well as discussing the procedures for the estimation of production functions. The initial chapter provides a literature review regarding the methodologies for estimating production functions and markups at the firm level. The second chapter investigates the evolution of productivity and markups of US passenger airlines from 1995 to 2019. The results indicate that the entry of Low-Cost carriers initially increased the level of competition in the sector, resulting in a reduction in markups during the period 1996-2008. The increase in fuel prices during this period also contributed to this reduction in markup, as airlines faced difficulties in passing cost increases to ticket prices. However, the sector later underwent several mergers and acquisitions, which apparently reduced the level of competition and led to an increase in markups. Lastly, the third chapter addresses the Brazilian steel industry during the period 1990-1998, a period marked by intense sector restructuring. During this period, noteworthy events include the privatization of major steel companies, administrative rationalization, subsequent corporate consolidation, and the movement towards trade liberalization in the first half of the decade. Despite these transformations, there was no significant improvement in productive efficiency in the Brazilian steel industry during this period. On the other hand, there was a substantial reduction in the dispersion of both productivity and markups, indicating an improvement in allocative efficiency within the sector. Thus, despite the significant increase in market concentration during the period, market power decreased.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade-
Palavras-chave: dc.subjectMarkups-
Palavras-chave: dc.subjectSetor aéreo-
Palavras-chave: dc.subjectSiderurgia - Brasil-
Título: dc.titleEstudo da evolução do markup e da produtividade em mercados selecionados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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