Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:31:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:31:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36758 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910705 | - |
Descrição: dc.description | Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfi co, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas signifi cadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identifi car e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia. | - |
Descrição: dc.description | Discussing with Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) and Certeau (2002), this article of historiographical nature operates on the assumption that the school culture is a web of practices meant by students and teachers in a given historical moment whose logic is amenable to analysis and interpretation by the historian. With the childhood memories of Francisco Macedo as sources, it aims to identify and understand the logic presiding the school practices in the 1st primary education school for boys of Vila de Campo Largo (Paraná) in 1883 and the school culture produced by it. | - |
Descrição: dc.description | Dialogando con Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) y Certeau (2002), este artículo, de naturaleza historiográfi ca, opera con la hipótesis de que la cultura escolar es una maraña de prácticas signifi cadas por estudiantes y profesores en un determinado momento histórico, cuya lógica és posible de el análisis y la interpretación por ele historiador. Tomando por fuentes las memorias de la niñez de Francisco Macedo, el objetivo es identifi car y comprender la lógica detrás de las prácticas escolares en el 1ª cátedra masculina de Campo Largo (Paraná) en 1883 y la cultura escolar que produjo. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Educação e Filosofia - ( CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - séc. XIX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná (Estado) | - |
Título: dc.title | Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883) | - |
Título: dc.title | Entre griegos y troyanos : culturas escolares en las memorias de la niñez de Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883) | - |
Título: dc.title | Between greeks and trojans : school cultures in childhood memories of Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: