Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, André Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Ossege, Gláucia Nize Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:31:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:31:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49742 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910687 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, 2023. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é fruto do cenário ímpar vivido pela humanidade, protagonizado pela pandemia de COVID-19, somado ao inédito desenvolvimento tecnológico, o qual foi direcionado para amenizar as consequências do isolamento social. Com o objetivo de averiguar as alterações decorrentes da restrição de mobilidade, tanto no âmbito educacional quanto no de saúde, e quais ferramentas tecnológicas puderam operacionalizar a resolução de problemas nesse contexto, esta tese contempla um estudo sobre o impacto da COVID-19 no ensino de pós-graduação em cirurgia buco-maxilo-facial em um hospital público brasileiro, uma revisão sistemática sobre o panorama do ensino de odontologia aliado aos recursos tecnológicos utilizados para a sua manutenção durante o início da pandemia, e uma revisão de texto e opinião sobre os desafios e as vantagens da inserção de inteligência artificial no ensino de radiologia. Além disso, foram realizados uma revisão sistemática focada no uso de análise radiômica (nova tecnologia utilizada no diagnóstico por imagem baseada em inteligência artificial) em alterações ósseas dos maxilares, e um trabalho que reporta a criação de um protótipo de aplicativo de celular com a finalidade de ajudar alunos e pacientes remotamente. Como resultados, observou-se que a pós-graduação teve como principal prejuízo a redução em 40% do número de cirurgias realizadas. Já os cursos de odontologia conseguiram amenizar os impactos das medidas restritivas com o uso de novas e já existentes tecnologias, e os melhores resultados foram com aquelas que permitiram aulas síncronas, com destaque para a plataforma ZoomTM. Ainda, foi verificado que o uso de inteligência artificial nos currículos de radiologia já é um consenso. A análise radiômica se mostrou alto potencial para auxiliar quantitativamente o radiologista no diagnóstico e classificação de doenças ósseas dos maxilares. Portanto. a conjuntura aponta para a importância de ampliar e intensificar o uso de ferramentas tecnológicas em educação e saúde. O futuro das tecnologias no âmbito educacional e de saúde é promissor, pois engloba abordagens humanistas com foco na acessibilidade, personalização e eficiência. | - |
Descrição: dc.description | This work is the result of the unique scenario experienced by humanity, caused by the COVID-19 pandemic, in addition to the unprecedented technological expansion, which was aimed at mitigating the consequences of social isolation. With the objective of investigating changes arising from mobility restrictions, both in educational and health care areas, and identifying useful technological tools in this context, this thesis includes a study on the impact of COVID-19 on postgraduate education in oral and maxillofacial surgery in a Brazilian hospital, a systematic review of the dentistry teaching panorama combined with the technological resources used for its maintenance during the beginning of the pandemic, and a text and opinion systematic review on the challenges and advantages of inserting artificial intelligence in radiology curriculum. In addition, another systematic review focused on the application of radiomics (a new technology used in diagnostic imaging based on artificial intelligence) in pathologic bone alterations of the jaws was published. Finally, a work about the creation of a mobile application prototype with the purpose of helping students and patients remotely was developed. As result, it was reported that the postgraduate course had a 40% decrease in surgery procedures as the main drawback. Dentistry courses alleviated the effects of mobility restrictions by harnessing both new and established technologies. The most favorable outcomes were observed in programs that facilitated synchronous classes, with a particular focus on the ZoomTM platform. Furthermore, it was verified that the insertion of artificial intelligence in radiology curriculum is already a consensus. Moreover, radiomic analysis demonstrated high potential to quantitatively support radiologists in the diagnosis and classification of jaw bone diseases. The whole context indicated the importance of broadening and enhancing the use of technological tools in health care and education. The future of technologies in the educational field and health assistance is promising, by the inclusion of humanistic approaches focused on accessibility, personalization, and efficiency. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cirurgia buco-maxilo-facial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telemedicina | - |
Título: dc.title | Ensino mediado por tecnologia: uma abordagem possível em tempos de pandemia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: