Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
Autor(es): dc.creatorAlves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:31:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:31:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910548-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho expõe os resultados de uma pesquisa desenvolvida em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola pública do Distrito Federal, durante o ano letivo de 2012, com o objetivo de analisar o ensino de gêneros textuais unindo Língua Portuguesa e Educação Ambiental, partindo-se da postulação de que o ensino de gêneros possibilita a integração dessas duas áreas. Para alcançar o objetivo, o referencial teórico abordou a teoria de gêneros textuais, o ensino de Língua Portuguesa, a Educação Ambiental e a interdisciplinaridade, considerando-se que o trabalho com gêneros engloba uma análise do texto e uma descrição da língua e visão da sociedade, que tenta responder a questões de natureza sociocultural no uso da língua de maneira geral. A geração de dados para esta análise se deu através da pesquisa-ação, com elementos da etnometodologia, cujos instrumentos de geração de dados foram observação, aplicação de questionário, conversa gravada, produção de diário de itinerância, elaboração e aplicação de sequências didáticas. Os resultados evidenciam que é possível sim unir Língua Portuguesa e Educação Ambiental, com a prática da interdisciplinaridade a partir do ensino de gêneros textuais, conforme a avaliação dos implicados na pesquisa: alunos, professora e pesquisadora. A partir da experiência desenvolvida, vislumbra-se a possibilidade de um trabalho integrado do ensino de língua materna e dos temas transversais do currículo da educação básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the results of a research carried out in two classes of the senior year of high school in a public school of the Federal District, Brazil, in the school year of 2012, with the purpose of analyzing the interdisciplinary study of textual genres integrating the areas of Environmental Studies and Portuguese as a mother tongue. Our basic assumption was that the work with textual genres can offer answers to sociocultural as well as to linguistic issues. Data were collected through an ethnometodological action research which involved observation, research diaries and the use of didactic sequences. The participants were the students, the teacher and the researcher. The results indicate the adequacy of an academic work integrating Portuguese as a mother tongue and the transversal themes of the basic education curriculum in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleEducação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.