Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHartmann, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:30:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:30:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30618-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910422-
Descrição: dc.descriptionEste artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em duas escolas públicas de ensino fundamental de Paris, França, nas chamadas CLIN - classes de iniciação do francês para crianças não francófonas. Como estratégia metodológica, foram realizadas diversas atividades lúdicas no sentido de favorecer a produção narrativa na sala de aula. A agência das crianças na escolha do que e como contar foi analisada sob a perspectiva dos estudos da performance. Constatou-se que, nesse contexto, as performances narrativas constituem um elemento importante não apenas na tradução e organização das experiências dessas crianças imigrantes, mas, sobretudo, na criação e transformação dessas experiências diante da realidade de vida no novo país.-
Descrição: dc.descriptionThis article intends to reflect on narrative performances produced by immigrant children in a school environment marked by intense cultural diversity. The analysis is grounded on data obtained through the ethnographic-propositional research entitled “Little Storytellers” held between 2014 and 2015 in two public elementary schools in Paris, France, in the CLIN (a special class to France newcomers). As methodology, several ludic activities were conducted to promote narrative production in the classroom. The agency of children in choosing what and how to tell was analyzed from the perspective of performance studies. We found that, in this context, narrative performances are an important part not only in the translation and organization of the experiences of these immigrant children, but especially in the creation and transformation of these experiences in the new country.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCadernos CEDES - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100045&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectPerformances narrativas-
Palavras-chave: dc.subjectImigrantes - crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Título: dc.titleDesafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes-
Título: dc.titleThe challenges of diversity in the classroom : a study on narrative performances of immigrant children-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.